Formação sobre as medidas de auto-proteção

A equipa das MAP (Medidas de Auto-Proteção), integrada no Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC), continua a levar a mensagem, através de formações presenciais e online, da importância de todos os agrupamentos e centros escutistas do País terem estes documentos aprovados, os quais são uma exigência legal.

No passado dia 24 de setembro, os Delegados de Proteção Civil da Região da Madeira reuniram-se para receber a formação do “Módulo Nacional das MAP’s para as sedes dos agrupamentos”.

A formação teve um excelente acolhimento, sendo um dia com muita dedicação, boa disposição e sobretudo de muito trabalho.  Foi um passo em frente na prevenção das nossas sedes e na segurança dos nossos jovens.

A formação nacional das MAP vem de encontro ao preenchimento de um requisito legal, sendo que é obrigatório todas as sedes dos agrupamentos e centros escutistas desenvolverem as suas Medidas de Autoproteção.

Estas formações têm sido dadas por região, e o pedido deve ser feito ao DNPC. Os destinatários são os delegados de proteção civil dos agrupamentos e na ausência destes, os chefes de agrupamento. O trabalho final é composto pelos documentos legais, já desenvolvidos, para entrega na ANEPC, ou seja, é uma formação ativa.

Já várias regiões avançaram com esta formação e já são muitas as sedes com as suas MAP aprovadas pela entidade competente.

São estes pequenos passos que nos transformam numa grande instituição.

Qualquer dúvida ou pedido deve ser colocado a:  map@escutismo.pt

Texto: DNPC-MAP

Fotografias: DNPC-MAP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »