Fórum de Sustentabilidade Europeu 2022

Decorreu nos dias 20 a 24 de Outubro de 2022, no Houens Odde Scout Centre na Dinamarca, o primeiro fórum de Sustentabilidade Europeu, dinamizado pela Região Europeia da WOSM (Organização Mundial do Movimento Escutista) e contou com a participação do CNE.

A sustentabilidade ambiental é uma das prioridades estratégicas da Região Europeia e este fórum, embora planeado no triénio passado, é um ponto de partida perfeito para os objetivos definidos, bem como um ponto de partida de uma rede regional de membros das associações escutistas trabalhando o tema da sustentabilidade

Este evento contou com 56 participantes de 26 organizações escutistas diferentes e focou-se na criação de uma rede europeia para a partilha de boas práticas e projetos de âmbito ambiental.

O CNE esteve representado por Francisco Gouveia, membro do Departamento Nacional de Ambiente e Inês Faria, do Departamento Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

No fórum, que decorreu ao longo de quatro dias, houve sessões sobre a nova insígnia mundial do ambiente (IMA) – a Earth Tribe, bem como sessões sobre como desenvolver projetos focados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e ainda algumas sessões de partilha, onde foi possível apresentar o que o CNE (Corpo Nacional de Escutas) está a desenvolver nestas duas áreas – Earth Tribe e ODS.

O campo escutista que acolheu o fórum está localizado numa zona remota da Dinamarca e pertence à rede SCENES (Centros Escutistas de Excelência para a Natureza, Ambiente e Sustentabilidade), que o qualifica como um campo de excelência em práticas de sustentabilidade.

Descobre quais os projetos implementados no CNE, aqui e aqui.

Texto: DNA e DNODS

Fotografias: Participantes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »