GeoScouts: A importância de comunicar as atividades

A necessidade de comunicar as atividades na plataforma GeoScouts foi alargada à zona do Parque Nacional Peneda Gerês e Serra d’Aire e Candeeiros.

O GeoScouts é uma plataforma onde os agrupamentos comunicam as suas atividades escutistas ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) e às autoridades externas à associação. Cada agrupamento tem as suas credenciais para que possa registar as suas atividades escutistas. Desta forma, o CNE criou uma plataforma que permite o mapeamento e análise das atividades em tempo real. 

No seguimento da solicitação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Sintra, para que o CNE informe, com a devida antecedência, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda e de Castelo Branco e os SMPC de Sintra, respetivamente, sobre todas as atividades previstas para a Serra da Estrela e para a Serra de Sintra, tais como acampamentos, acantonamentos, caminhadas, entre outros. Tendo em vista os aspetos de segurança dos elementos da Associação, bem como os aspetos legais envolvidos, a Secretaria Nacional de Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), através do seu Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC), foi alargada a necessidade de comunicação às áreas relativas ao Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) e Serra d’Aire e Candeeiros.

Porque devo comunicar as minhas atividades?

A plataforma GeoScouts assume uma posição de extrema importância no CNE, para que exista um conhecimento geral da dispersão de atividades em território nacional, assegurando uma rápida resposta a eventuais ocorrências que se venham a registar, bem como salvaguardar a imagem do CNE, comunicando com todas as entidades oficiais externas, de uma forma articulada e organizada e por um único canal.

Uma atitude preventiva e consciente dos riscos, avaliando as implicações e articulando com todas as entidades de socorro e auxílio, é uma forma essencial para o crescimento de uma cultura de prevenção e segurança, cada vez mais necessária nas atividades e iniciativas desenvolvidas.

Texto: Cláudia Xavier

Uma resposta

  1. Bom dia
    Parabéns pela iniciativa.
    Esta plataforma é ótima, enviar por uma só via, é sempre mais eficaz, assim não escapar nada.
    Em breve iremos publicar atividade das nossas promessas.

    Boa caça.
    Agr.882
    Prazins, Sto. Tirso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).