Hoje é dia de JOTA JOTI!

Arranca hoje o 65º JOTA e o 26º JOTI. Esta atividade pretende juntar, durante 3 dias, escuteiros de todo o mundo, unidos pelo ideal do escutismo, através de rádio e internet.

O Centro Escutista Padre Horácio Cura, na Palhaça, região de Aveiro, recebe este ano a estação nacional do Jota-Joti, entre os dias 14, 15 e 16 de outubro. Esta atividade mundial, pretende ser uma forma de comunicação entre escuteiros de todo o mundo, seja via ondas de rádio ou mais recentemente, através da internet.

Hoje às 21h45 será transmitida a mensagem de abertura do Chefe Nacional, Ivo Faria, que marca o início desta atividade em Portugal.

Após a cerimónia de abertura, e no seguimento do imaginário “Oceanos, Mares que ligam”, a estação nacional irá dinamizar no sábado, dia 15 de outubro, vários jogos associados aos oceanos e mares, incluindo também as comunicações. Estão também disponíveis vários ateliers para que todos os escuteiros possam experimentar a essência desta atividade, dos quais: Jota; Joti; Exposição histórica do telefone; O papel da Igreja Além-mar, no tempo dos descobrimentos; Realidade Virtual e Escutismo.Come.

A tarde de amanhã está também reservada para uma cerimónia evocativa dos 100 anos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que contará com vários oradores e pretende ser um espaço de partilha de vários momentos de história da associação.

O final da tarde de amanhã estará reservado para a Eucaristia, celebrada por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro. Em seguida, haverá lugar para a cerimónia de encerramento, que celebrará a festa do Jota-Joti e irá premiar as três equipas vencedoras dos jogos da estação nacional.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »