O dia amanheceu cedo na Colina da Alegria, para os subcampos que teriam uma nova missão em mãos. O objetivo era simples: trazer de volta a paz, a alegria e a segurança aos habitantes de Idanha-a-Nova, conhecida nos Territórios Contados como Ideia Nova. Sem saberem bem o que poderiam esperar, os Lobitos prepararam a sua mochila, apanharam o autocarro e rumaram a Ideia Nova para desvendar códigos e resolver mistérios.
A aventura em Ideia Nova começava com grande expectativa para mais dia quente de atividades neste ACANAC. O percurso, distribuído por toda a vila, contemplava a passagem por pontos de interesse como a Biblioteca, a Capela, os fornos comunitários, o recinto da feira raiana e o Centro Cultural Raiano. Ao longo do dia, os Lobitos foram desafiados a resolver mistérios para encontrarem pistas para reescrever o Tratado de Ideia Nova que traria novamente o equilíbrio a todos os habitantes. O contacto com as gentes da vila, as temperaturas elevadas e, o ponto alto, os momentos de brincadeira na piscina foram destacados pelos Lobitos.
Regressados a campo, os habitantes da Colina da Alegria, encontraram uma das muitas figuras mágicas que habitam o campo da I secção, o Dragão, que arrancou dos nossos Lobitos muitas gargalhadas, fotografias e brincadeiras.