A inauguração do Centro Escutista do Oeste (CEO) em Salir do Porto, terá lugar no dia 6 de Junho, às 14 horas, havendo uma hora depois uma celebração eucarística.

A construção do CEO foi recentemente concluída. Fica a cerca de 1 quilómetro a Sul do apeadeiro de Caminho de Ferro de Salir do Porto (na estrada municipal Chão da Parada – Salir do Porto). A Câmara Municipal das Caldas da Rainha acaba de conceder a Licença de Utilização.
Esta é uma infra-estrutura cuja ideia foi lançada em 1981. Problemas de licenciamento, sobretudo devido a legislação entretanto publicada, motivaram que a sua primeira pedra só tenha sido lançada no dia 6 de Junho de 1998, precisamente 12 anos antes do dia em será a inaugurado.

O CEO é um espaço onde os escuteiros têm à sua disposição um conjunto de recursos humanos e materiais que lhe permitam ser artífices do seu próprio desenvolvimento e onde, de acordo com a fraternidade escutista, escuteiros das mais variadas proveniências (nacionais e estrangeiros), terão condições para realizar intercâmbios no âmbito da formação de adultos e da educação de crianças, adolescentes e jovens. Terá um conjunto de actividades já preparadas para serem realizadas. Contudo, deverá sempre oferecer recursos humanos e materiais, de modo que cada Unidade concretize as suas próprias ideias.

Durante vários anos, na publicação periódica “Oestescutista” foi feita a animação e divulgação da evolução do projecto do CEO. Esta obra implicou o investimento de cerca de 400 mil euros. Foi custeada pelos escuteiros e por apoios do Estado, da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, de outras entidades, de empresas e de pessoas particulares. O Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português tem cerca de 2500 escuteiros activos.

Texto: Francisco Gomes /// Fonte: www.jornaldascaldas.com publicado no dia 2 de Junho de 2010 /// Fotografia: Jornal das Caldas /// Ler artigo completo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A 13 de maio na Cova da Iria…

Celebra-se hoje, 13 de maio, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, que aconteceu neste dia em 1917 na Cova da Iria.