
Portugal presente na All Groups Meeting (AGM) da Região Europeia
Entre as montanhas de Kandersteg e o espírito internacional que caracteriza o Escutismo,
Estão abertas as candidaturas para a edição de 2026 da Mostra Nacional Jovens Criadores, uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), em parceria com o Gerador, que desafia os jovens a transformar ideias, talentos e projetos em oportunidades de afirmação artística.
A iniciativa é dirigida a jovens entre os 16 e os 30 anos, residentes em Portugal e procura apoiar, valorizar e dar visibilidade a novos talentos nas mais diversas áreas da criação artística com o objetivo de apoiar percursos criativos e profissionais do setor cultural.
Criada em 1997, a Mostra Nacional Jovens Criadores é hoje uma referência no panorama artístico nacional e procura responder a um dos principais desafios enfrentados pelos jovens artistas: encontrar espaços para apresentar o seu trabalho e alcançar novos públicos.
As candidaturas decorrem até às 20h00 do dia 30 de agosto e abrangem 15 áreas artísticas: Arte Digital, Arte Têxtil, Cinema, Cruzamento Disciplinar, Dança, Declamação, Escultura, Fotografia, Ilustração, Joalharia, Literatura, Moda, Música, Pintura e Teatro.
Os participantes podem apresentar candidaturas individuais ou em equipa, sendo admitidos cidadãos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal.
Após uma fase de concurso aberto, as obras serão avaliadas por júris especializados e por representantes do IPDJ.
As obras selecionadas integrarão a Mostra Nacional Jovens Criadores 2026, que decorrerá no último trimestre do ano, em data e local ainda a anunciar. Para os vencedores de cada uma das 15 áreas, estão previstos prémios no valor de 1.100 euros, num total de 16.500 euros.
Submete a tua candidatura aqui.
Texto: Rodrigo Maurício
Fotografias: Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)

Entre as montanhas de Kandersteg e o espírito internacional que caracteriza o Escutismo,

Falar sobre saúde mental pode ser difícil mas é importante. Ser mentalmente saudável

Em 2026, o mapa escutista europeu junta várias oportunidades para Caminheiros e Companheiros

De 15 a 19 de Abril, a cidade de Verona, em Itália recebe