Junta Central promove iniciativas de apoio

No seguimento dos atuais acontecimentos no leste da Europa, nomeadamente na Ucrânia, a Junta Central, alinhada com a Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) decidiu promover três iniciativas.

A Junta Central tem acompanhado em conjunto com as demais Associações Escutistas da Região Escutista Europeia este conflito. Sendo o escutismo um movimento de Paz e de fraternidade, não poderíamos deixar de nos associar às iniciativas internacionais que visam auxiliar os mais diretamente afetados pelo conflito armado.

No passado domingo, 27 de fevereiro decorreu uma reunião extraordinária de Secretários Internacionais da Região Escutista Europeia e da Região Escutista da Eurásia, na qual estiveram presentes ainda membros dos comités Europeu e Mundial da OMME e WAGGGS. Esta reunião teve como principal tema, a aferição por parte da NOSU (Organização Escutista da Ucrânia), das necessidades mais prementes.

Desta reunião houve ainda oportunidade de perceber quais os trabalhos desenvolvidos pelas Organizações Escutistas dos países vizinhos da
Ucrânia, no apoio aos refugiados, nomeadamente Polónia, Roménia e Moldávia.

Assim, a Junta Central decidiu promover três iniciativas. A divulgação da Plataforma de Doação Escutista (Scout Donation Platform) criada em breve a “Plataforma 16”, que terá como objetivo agregar toda a informação relativa a este conflito, tal como: informação aos dirigentes e pais sobre como explicar a situação que vivemos, juntar num único local as diversas iniciativas de apoio ao povo Ucraniano em particular, deslocado ou ainda no país e por fim sendo o Escutismo agente de Proteção Civil Nacional, irá igualmente estabelecer contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Administração Interna, para que de forma concertada e articulada possamos colaborar no esforço nacional no eventual acolhimento de refugiados, disponibilizando os seus espaços (centros e campos escutistas).

Está atento pois em breve serão comunicadas mais informações destas iniciativas e fica o apelo de comunicarem todas as iniciativas que estão a desenvolver de modo a integrar o registo nacional de ações em curso.

Texto: Susana Micaela Santos

Fotografia: OMME

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Partilhar experiências no 12º Agora

O 12º Agora decorreu na Macedónia do Norte e Portugal esteve representado através da FEP, com o Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros de

Insígnia SWA Património

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado no Corpo Nacional de Escutas com o lançamento da insígnia “Patrimonito” da Organização Mundial do Movimento