V edição do Kimball: quatro dias de técnica escutista

O Kimball – Torneio de Técnica Escutista para Exploradores e Moços realizou-se entre os dias 9 e 12 de abril no Penha Centro Escutista de Guimarães.

O Kimball é uma atividade escutista integrada na secretaria do ambiente, da Junta de Núcleo de Guimarães e pretende colocar em prática os conhecimentos da técnica escutista. Esta edição estiveram presentes 350 exploradores, de 27 agrupamentos de várias regiões, nomeadamente Algarve, Beja, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A abertura do Kimball contou com a presença do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, que demonstrou a importância desta atividade para formar bons cidadãos. Reforçou também o papel dos escuteiros na comunidade, na prática das políticas de proteção da natureza e destacou o empenho de todas as patrulhas que se puseram à prova. Esteve também presente o chefe nacional Ivo Faria, que sublinhou a importância do papel do Kimball a nível nacional, a relevância da amizade e desafiou os exploradores de diferentes regiões a procurarem novos amigos, porque é a maior recordação que podem levar na mochila. Por último, Ernesto Machado, chefe de núcleo de Guimarães partilhou com todos que o PCEG – Penha Centro Escutista de Guimarães é a casa de todos os escuteiros.

O pódio foi ocupado pela patrulha corvo, do agrupamento 700 Vildemoinhos (1º lugar), patrulha falcão, do agrupamento 69 Odivelas (2º lugar) e a patrulha leão, do agrupamento 331 S. Dâmaso (3º lugar).

Texto: Equipa Organizadora Kimball.

Fotografia: JN Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).