A história de Portugal é marcada por várias conquistas e uma das mais importantes é o facto da língua portuguesa estar presente nos quatros cantos do mundo. Em português conhecemos palavras com imenso significado e sem tradução possível para outras línguas, como “saudade ou “ficar”. Falar português é atualmente algo comum a 3,7% da população mundial, com diferentes sotaques e tradições distintas.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado em 2019 na 40ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o intuito de celebrar e promover a língua portuguesa e a cultura lusófona.
É neste sentido que surge também a Comunidade de Escutismo Lusófono (CEL). A ideia da criação desta comunidade surge em 1994 e acaba por ser oficializada em 1995, no 18º Jamboree que decorreu na Holanda. A CEL inclui hoje todas as associações escutistas dos países de língua oficial portuguesa (com exceção de Timor-Leste): Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Portugal (Corpo Nacional de Escutas e Associação dos Escoteiros de Portugal).
A CEL tem como finalidade o reforço da língua portuguesa como veículo de comunicação, o reconhecimento internacional das associações escutistas africanas, a presença e relações internacionais concertadas, a realização de projetos comuns de cooperação e a troca de informação e experiências.