Várias culturas, uma só língua

Comemora-se hoje, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Este dia é celebrado desde 2020 e a língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo.

 

A história de Portugal é marcada por várias conquistas e uma das mais importantes é o facto da língua portuguesa estar presente nos quatros cantos do mundo. Em português conhecemos palavras com imenso significado e sem tradução possível para outras línguas, como “saudade ou “ficar”. Falar português é atualmente algo comum a 3,7% da população mundial, com diferentes sotaques e tradições distintas.

 

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado em 2019 na 40ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o intuito de celebrar e promover a língua portuguesa e a cultura lusófona.

 

É neste sentido que surge também a Comunidade de Escutismo Lusófono (CEL). A ideia da criação desta comunidade surge em 1994 e acaba por ser oficializada em 1995, no 18º Jamboree que decorreu na Holanda. A CEL inclui hoje todas as associações escutistas dos países de língua oficial portuguesa (com exceção de Timor-Leste): Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Portugal (Corpo Nacional de Escutas e Associação dos Escoteiros de Portugal).

 

A CEL tem como finalidade o reforço da língua portuguesa como veículo de comunicação, o reconhecimento internacional das associações escutistas africanas, a presença e relações internacionais concertadas, a realização de projetos comuns de cooperação e a troca de informação e experiências.

 

 

 

 

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).