Mais de 800 escuteiros participam no Fórum 100

O Fórum 100 tem estado em destaque nos agrupamentos, regiões e núcleos. Mais de 800 escuteiros contribuíram com as suas ideias para o Fórum 100 nacional, que se realizará na Festa do Centenário.

Ao longo dos últimos meses foram várias as regiões que se dedicaram ao Fórum 100, com um momento local e também um momento de regional/núcleo. Nestas etapas, os participantes apresentaram ideias que se enquadram na Educação Não Formal, Sustentabilidade, Comunidade e outro tema à escolha. Estas ideias serão debatidas no fórum nacional, que se realizará em Braga, no dia 27 de maio, na Festa do Centenário. As conclusões deste Fórum 100 são remetidas para outubro de 2023, no Congresso de encerramento das comemorações do Centenário.

Foram mais de 800 os escuteiros que participaram ativamente com as suas ideias para o segundo Centenário do Corpo Nacional de Escutas (CNE), apoiados por um Manual de Dinamização, com dicas e ideias de como dinamizar atividades a nível local, regional ou de núcleo.

O que nos dizem os nossos escuteiros?

Em primeiro lugar, no sentido de Comunidade, todos concordam que os valores de comunidade mudaram ao longo dos últimos 100 anos. Espera-se que a Comunidade ideal seja justa e inclusiva, preocupada com o próximo, que assente em valores como a entreajuda, a cooperação, amizade, entre outros. Deverá inclusivamente ser uma Comunidade sustentável, que se preocupe em tratar e melhorar o meio ambiente.

Relativamente à educação não formal, a grande maioria concorda com a importância que o CNE tem na criação da personalidade individual de cada um dos seus escuteiros, através de capacidades sociais, como a liderança, trabalho em equipa e gestão de problemas. Estes ensinamentos vão muito para além do que se aprende diariamente na escola, porque trazem mais oportunidades para cada um descobrir por si quais são os seus limites e também as suas qualidades.

Conscientes do futuro, todos compreendem o papel de destaque a sustentabilidade deverá assumir na vida de cada um de nós, com ações concretas e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No tema sugerido, destacam-se o bullying, voluntariado e saúde mental.

 

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »