Manifesto da FEP

Federação Escutista de Portugal emite comunicado sobre o conflito na Europa de Leste

Foi divulgado hoje um manifesto de preocupação da parte da Federação Escutista de Portugal referente ao conflito que assistimos na Europa de Leste e especialmente na Ucrânia.

Na madrugada de ontem foi anunciado ao mundo o conflito entre Rússia e a Ucrânia. No segundo dia deste conflito, a Federação Escutista de Portugal (FEP), da qual fazem parte o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Associação de Escoteiros de Portugal emitiram um manifesto de preocupação sobre o momento que estamos a viver.

Neste manifesto a FEP reforça que “Como parte deste movimento mundial, que promove a paz, a concordância e a ajuda ao próximo, não podemos deixar de condenar veementemente todos os atos de agressão”.

Apelando ainda que “ todos os líderes para dialogarem e porem fim, imediatamente, a todas as hostilidades e desta forma proteger os cidadãos, especialmente os jovens e as crianças. Agora, mais do que nunca, todos os irmãos e irmãs, Escuteiros e Guias, sem exceção, devem assumir as suas responsabilidades na construção da paz e da justiça para todos.”

O CNE associa-se à jornada de jejum pela paz, convocada esta quarta-feira pelo Papa Francisco, para 2 de março.

Texto: Susana Micaela Santos

Fotografia: CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.