Decorreu este fim de semana, em Leiria, mais uma edição do Mercado Internacional. A atividade, da responsabilidade da Secretaria Internacional e, este ano, em parceria com a Junta Regional de Leiria-Fátima, juntou cerca de 600 escuteiros.

Durante a manhã de sábado, Lobitos e Exploradores/Moços tiveram a oportunidade de experimentar tradições, técnicas e culturas de outros países, com workshops como Taekwondo, confeção de sushi e guacamole, caracteres chineses ou dança do dragão. Já a III, IV secção, os Dirigentes e Candidatos a Dirigente participaram numa série de painéis dedicados à experiência internacional enquanto escuteiros e/ou voluntários. O destaque claro foi para o painel com Miguel Duarte e Paula Cruz, da associação Humans Before Borders, que suscitaram nos presentes o impacto de quem ajuda refugiados junto à linha mais perigosa do mapa das migrações.

À tarde, a Feira das Atividades Escutistas Internacionais encheu o Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca de escuteiros, divididos entre expositores que mostravam atividades realizadas lá fora e curiosos, à procura de ideias, soluções e novas e criativas formas de realizar as suas atividades internacionais.

Hoje, domingo, o dia foi dedicado ao planeamento de uma Atividade Escutista Internacional (AEI). Os participantes tiveram a oportunidade de, através de uma dinâmica, explorar as várias fases da preparação de uma AEI.

Sob o mote da ida do Homem à Lua e com um papagaio de papel que lhes serviu de nave, os escuteiros presentes foram desafiados a voltar para os seus agrupamentos e pôr em prática o conhecimento que adquiriram ao longo deste fim de semana.

O Mercado Internacional 2019 decorreu na cidade de Leiria e contou com cerca de 600 escuteiros de todo o país.

Texto de: Rita Oliveira. Fotografia de: Gonçalo Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Edição 2024 da Hora do Planeta

O Corpo Nacional de Escutas (CNE), através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA), associou-se novamente à WWF para celebrar a iniciativa mundial “Hora do Planeta”.

Aniversário do CNE

No próximo mês de maio comemoramos o 101º aniversário do CNE. Estão todos convidados a participar nesta celebração do primeiro ano da nova era do CNE.

CNE presente na Futurália

A Futurália decorre nos próximos dias 20 e 23 de março na FIL, em Lisboa. O CNE marcará presença neste evento, e tem convites para te oferecer, nesta que é uma montra de oportunidades educativas e formativas para os jovens.