A ministra do Ambiente considerou este sábado o projecto ECOs-Locais um excelente exemplo do que deve ser a parceria entre o Estado e os diferentes actores sociais.

Dulce Pássaro falava em Aveiro durante o Encontro Nacional do ECOs-Locais, um projecto coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) com a parceria do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.

Trata-se de uma iniciativa de “grande mérito”, sublinhou a ministra, destacando que este projecto está entre as 16 melhores candidaturas que foram recebidas pela Agência Portuguesa do Ambiente ao abrigo do mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EeaGrants. O ECOs-Locais, que começou em 2009 e vai terminar este ano, pretende capacitar os jovens para que possam detectar problemas ambientais e encontrar soluções, mas também actuar na sua prevenção, tornando-se numa fonte de sensibilização e de mudança.

Nesta altura, está a decorrer uma fase-piloto que conta com a participação de 18 grupos de escuteiros de todo o país, que se encontram a inventariar os problemas ambientais da sua zona, através de um diagnóstico ambiental. Após a análise de um caso concreto, os participantes organizam a forma de actuação, concebendo um projecto, e passam, então, à acção.

“A poluição em rios e ribeiras é o problema que mais tem sido identificado e onde há mais grupos a trabalhar”, disse à Lusa Alexandra Cunha, presidente da LPN. A partir do mês de Maio, o projecto será alargado a outros grupos organizados, tendo os responsáveis da LPN já recebido contactos de empresas e autarquias interessadas em participar nesta iniciativa.

Todas as acções são apoiadas, em termos de orientação e de informação, pela Liga para a Protecção da Natureza e pelos agentes locais do SEPNA da GNR.

Texto: Diário Digital /// Fonte: www.diariodigital.sapo.pt publicado no dia 17 de Abril de 2010 /// Ler artigo completo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Saborear o Temp(l)o” da Quaresma à Páscoa

Com a correria constante do nosso dia a dia, e as mil e uma preocupações com que somos confrontados, por vezes deixamos o essencial de parte. A Equipa Nacional da Pedagogia da Fé apresenta a dinâmica anual da Quaresma e da Páscoa, para refletir de uma forma diferente sobre os contornos da nossa fé.

Dia da Internet Mais Segura: Navegar com Responsabilidade

Celebra-se hoje o Dia da Internet Mais Segura. Esta data comemorativa, que avança para a 23.ª edição, pretende sensibilizar os jovens para os perigos da utilização da internet, para que possam navegar de forma responsável.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade