A ministra do Ambiente considerou este sábado o projecto ECOs-Locais um excelente exemplo do que deve ser a parceria entre o Estado e os diferentes actores sociais.

Dulce Pássaro falava em Aveiro durante o Encontro Nacional do ECOs-Locais, um projecto coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) com a parceria do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.

Trata-se de uma iniciativa de “grande mérito”, sublinhou a ministra, destacando que este projecto está entre as 16 melhores candidaturas que foram recebidas pela Agência Portuguesa do Ambiente ao abrigo do mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EeaGrants. O ECOs-Locais, que começou em 2009 e vai terminar este ano, pretende capacitar os jovens para que possam detectar problemas ambientais e encontrar soluções, mas também actuar na sua prevenção, tornando-se numa fonte de sensibilização e de mudança.

Nesta altura, está a decorrer uma fase-piloto que conta com a participação de 18 grupos de escuteiros de todo o país, que se encontram a inventariar os problemas ambientais da sua zona, através de um diagnóstico ambiental. Após a análise de um caso concreto, os participantes organizam a forma de actuação, concebendo um projecto, e passam, então, à acção.

“A poluição em rios e ribeiras é o problema que mais tem sido identificado e onde há mais grupos a trabalhar”, disse à Lusa Alexandra Cunha, presidente da LPN. A partir do mês de Maio, o projecto será alargado a outros grupos organizados, tendo os responsáveis da LPN já recebido contactos de empresas e autarquias interessadas em participar nesta iniciativa.

Todas as acções são apoiadas, em termos de orientação e de informação, pela Liga para a Protecção da Natureza e pelos agentes locais do SEPNA da GNR.

Texto: Diário Digital /// Fonte: www.diariodigital.sapo.pt publicado no dia 17 de Abril de 2010 /// Ler artigo completo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A 13 de maio na Cova da Iria…

Celebra-se hoje, 13 de maio, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, que aconteceu neste dia em 1917 na Cova da Iria.