Motivação em Clã: Iluminas, Ofuscas ou Apagas-te?

No passado dia 28 de abril decorreu mais um “Com a IV em Mente” com o tema “Motivação no Clã: Iluminas, ofuscas ou apagas-te”.

Esta sessão, aconteceu online contando com a presença de cerca de 40 caminheiros e dirigentes, iniciou-se com a partilha de alguns vídeos animados, de forma a que os presentes ficassem menos envergonhados e alegres a participar , após a explicação do iria acontecer os participantes foram divididos por salas para debaterem o tema do mês.

Após o debate nas salas com duração de mais ou menos uma hora chegaram-se a algumas conclusões. As conclusões dos dirigentes, de forma geral foram as seguintes: acreditar que os pequenos momentos vividos no escutismo contribuem favoravelmente para a motivação de um grupo e que, o escutismo tem um poder de transformação e construção de Homens Novos, os desafios que são lançados, sejam eles de descoberta, educativos ou ações de serviço nos motivam e que a motivação de um grupo é a motivação de um dirigente. Por outro lado, os caminheiros sugerem que é necessário serem ouvidos pelos dirigentes e mudar a mentalidade, sair fora da caixa e fazer atividades diferentes que os motivem. Para combater a desmotivação uma das sugestões foi que se começasse por fazer atividades entre tribos, para começar a puxar mais pessoas que possam estar inativas e motivar mais caminheiros. O trabalho em tribo pode começar a ser feito antes da atividade, pondo os cargos a funcionar e a trabalhar em equipa.

A sessão teve ainda uma apresentação da dirigente Tânia Pedroso que nos deu a conhecer quais os elementos que os Caminheiros, Clãs, Equipas de Animação e Atividades devem ter presentes para que todos possam estar motivados. Por fim, ainda contou com uma pequena apresentação das caminheiras Matilde Gonçalves e Patrícia Caldeira que falaram da Flor de Lis, uma revista para todas as gerações e explicaram como é que a podem assinar e da sua importância no movimento escutista e a sua estória.

Amanhã decorre uma nova sessão “Com a IV em Mente” desta vez com o tema “Errar é escutista?”.

Texto e fotografia de Matilde Gonçalves
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dia Mundial do Escutismo

Hoje, dia 23 de abril, celebra-se o Dia de São Jorge, Patrono Mundial do Escutismo. O Dia de São Jorge, patrono dos escuteiros, será celebrado