Muda o Chip com S. Paulo

A dinâmica de São Paulo é a proposta da Secretaria Nacional Pedagógica para a vivência do Patrono da IV Secção nas Caminhadas dos Clãs.

Os Caminheiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) são desafiados a mudar o chip, através de uma caminhada individual ou em Clã, inspirada no exemplo de S. Paulo.

A dinâmica Muda o Chip é composta em 5 fases, nomeadamente: Pensa no que queres mudar; Assume uma contrariedade; Une laços e muda o chip; Levanta-te e vai; Ora por ti, por quem te rodeia, mas principalmente por quem mais precisa. A Secretaria Nacional Pedagógica (SNP) apresenta a todos os caminheiros um imaginário de São Paulo, adaptado aos dias de hoje, um Paulo de Cascais, que após algumas contrariedades no seu caminho, decide que é hora de mudar de rumo.

Na opinião de Carolina Figueiredo, do Departamento da IV Secção da região da Guarda, esta é uma «dinâmica intemporal, que permite aos caminheiros refletirem um pouco sobre a sua realidade e a sua vida, o que podem mudar na sua realidade, no seu clã. É portanto uma dinâmica que lhes permite perceber o que está mal e agir sobre isso […]. O bom desta dinâmica é que não é para uma reunião, mas se nós quisermos para o ano. Daí acharmos tão importante fazerem isto».

Conhece em detalhe esta proposta na circular 01-SNP-2023 (disponível aqui).

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »