Viagem pela história do CNE

Na Aldeia de Ombú podes conhecer a história do CNE, no ano em que se marca o centenário.

Junto à arena principal da aldeia de Ombú encontra-se um espaço que nos leva até às origens do CNE. Na exposição, os visitantes podem recordar quem foi Baden-Powell, a missão, valores, as maravilhas do método e ainda a evolução das insígnias ao longos dos anos.  

O espaço tem sido alvo de curiosidade de todas as secções presentes em campo, bem como de dirigentes e candidatos a dirigente. “É importante sabermos todos o passado do CNE, para não se perder a história e conhecermos as diferenças”, diz a Guia da Expedição de Candoso, Beatriz Peixoto. Do mesmo agrupamento, o chefe António Fernandes, com distinção da Junta Central do CNE Nacional com a “Cruz de Agradecimento” em ouro, ficou maravilhado com a exposição e recordou a evolução ao longo dos seus 62 anos de escutismo: “Mudou tanto, sobretudo as formas de montar campo e cozinhar, mas a base é igual e funciona!” – refere.

Outro aspeto explorado na exposição é o Sistema de Patrulhas, que constitui a base do escutismo. Maria Rita, candidata a dirigente de Minde salientou que valoriza muito este sistema e que “é interessante verificar que, apesar de ter muitos anos, é um sistema que continua a funcionar nos dias de hoje”.

Também a evolução do sistema de progresso foi objeto de interesse na exposição. Telmo, o Guia da Comunidade de Santa Comba Dão salientou que “o que mais gostei na exposição foi ver a evolução das insígnias do sistema de progresso”.

Já os mais novos que visitam a exposição manifestam particular interesse pela história do fundador. Nas palavras da lobita Maria Benedita de Cedofeita “Gostei muito de conhecer a história de BP e acho muito interessante saber o que aconteceu no passado”. Já os gémeos do mesmo agrupamento, Tomás e Salvador observaram com muita atenção a fotografia de Jacques Sevin e aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre o que foi o fundador do escutismo católico.

Nesta exposição, os visitantes podem, ainda, observar as especialidades antigas, as insígnias de competências e alguns livros com imagens e histórias de antigamente.

Texto Mariana Marques.

Fotografia Cláudio Noy e Jorge Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade