Navegador de Recreio, 5ª edição revista e aumentada

Vinte anos depois da 1ª edição, o escuteiro marítimo do C.N.E., Daniel Ferreira, dirigente do agrupamento 1100 do Parque das Nações reedita – em 5ª edição – o livro “Navegador de Recreio” de que é autor em parceria com José António Martins.

«De particular interesse para a instrução dos nossos escuteiros marítimos», segundo o dirigente Nuno Jacinto Batista « (…) e de grande utilidade para os escuteiros marítimos – a sua linguagem é muito acessível. Trata-se de um manual, de referência, muito completo para os que iniciam a sua prática de vela, bem como para os mais experientes» segundo dirigente Fernando Lima (Coordenador Nacional do Escutismo Marítimo).

Inclui tudo o que um iniciante tem de aprender e o que um navegador experimentado pode precisar de consultar a qualquer momento: legislação, características e nomenclatura de uma embarcação, trabalhos da arte de marinheiro, geografia e orientação, aparelhar uma embarcação, mareações e manobras, marés, meteorologia, segurança, motores, comunicações e, por fim, um questionário de avaliação.

Trata-se de um completo manual prático, com provas dadas ao longo dos últimos 20 anos, indispensável a qualquer navegador.

Desta feita, a 5ª edição do ‘Navegador de Recreio’ foi executada pela PrimeBooks. O livro foi lançado no início do mês de setembro, estando já disponível no DMF e na Loja escutista, à semelhança das anteriores edições.

Texto: Daniel Ferreira

Fotografia: Daniel Ferreira, CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »