Nobre Casa de Cidadania atribui nove galardões ‘Cidadão Nobre’

Decorreu no passado dia 5 de maio a cerimónia de atribuição dos galardões de ‘Cidadão Nobre’, no âmbito da iniciativa Nobre Casa de Cidadania (NCC), desenvolvida no contexto da responsabilidade social da empresa Nobre Alimentação, Lda., cujo mentor é o respetivo CEO, Rui Silva.

A edição de 2021, que recebeu cerca de uma centena de candidaturas, distinguiu oito pessoas singulares e uma associação com o título de ‘Cidadão Nobre’, por terem realizado ‘atos nobres’ em várias áreas de intervenção cívica e voluntária. No total das suas sete edições, a NCC já homenageou mais de 100 cidadãos.

Um ‘ato nobre’ é uma ação realizada em benefício de terceiros, ausente de qualquer interesse pessoal, refletindo o carácter de quem a pratica ao demonstrar integridade, honra e humanidade.

Desde 2013, que a NCC atua no âmbito da sensibilização e educação para a cidadania, promovendo o exemplo individual como promotor da melhoria cívica da sociedade. Pretende identificar, reconhecer e homenagear os cidadãos autores de ‘atos nobres’ e, através desses exemplos, estimular e motivar o exercício da cidadania ativa. A realização de homenagens é da iniciativa central da NCC, concretizando o seu principal objetivo: valorizar e reconhecer ‘atos nobres’.

A sessão foi transmitida online e conduzida pela apresentadora Leonor Poeiras, com o apoio de membros do Conselho Institucional da NCC, que foram anunciando e dando voz aos galardoados.

O Conselho Institucional da NCC congrega 11 entidades de diferentes tipologias, mas ligadas pelo seu trabalho de promoção de uma cidadania ativa. Este órgão é responsável pela análise de propostas e pela atribuição dos galardões.

O CNE, membro cofundador da NCC, participou na cerimónia através do coordenador das Relações Externas do CNE, Erico Virgy, e do dirigente João Teixeira, que interveio na qualidade de Embaixador da NCC, condição atribuída pelo Conselho Institucional, por proposta do mentor do projeto.

Texto e fotografia: Erico Virgy

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dia Mundial do Escutismo

Hoje, dia 23 de abril, celebra-se o Dia de São Jorge, Patrono Mundial do Escutismo. O Dia de São Jorge, patrono dos escuteiros, será celebrado