Nobre Casa de Cidadania: Atribuição de 16 Galardões de Cidadão Nobre

No dia 2 de junho de 2023, a Nobre Casa de Cidadania (NCC) comemorou os seus 10 anos de existência numa cerimónia especial, na qual foram atribuídos 16 galardões de “Cidadão Nobre”.

Desde sua criação em 2013, a Nobre Casa da Cidadania (NCC), desenvolvida no contexto da responsabilidade social da empresa Nobre Alimentação, Lda., e sob a orientação do seu CEO Rui Silva, dedica-se à sensibilização e educação para a cidadania, promovendo o exemplo individual como um agente de mudança cívica tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.

A cerimónia de atribuição dos galardões de “Cidadão Nobre” ocorreu na Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, em Lisboa, e contou com a presença da apresentadora Patrícia Figueiredo, da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, dos membros do Conselho Institucional da NCC, dos galardoados e seus convidados.

Em reconhecimento a essas notáveis ações de cidadania, foi criado um prémio que procura homenagear pessoas que realizam ações em benefício de terceiros, desprovidas de interesses pessoais, refletindo os valores de integridade, honra e humanidade. Essas ações nobres são um testemunho do caráter daqueles que as praticam, demonstrando um compromisso com a melhoria da sociedade como um todo.

Este ano, foram recebidas mais de 150 candidaturas, número que coincide com o total de “Cidadão Nobre” entregues ao longo destes 10 anos de existência da NCC, demonstrando o impacto e a relevância da Nobre Casa de Cidadania na comunidade ao longo de sua trajetória.

Entre os parceiros que contribuíram para o sucesso da cerimónia, destaca-se o CNE (Corpo Nacional de Escutas), membro cofundador da NCC. Durante o evento, os caminheiros Afonso Santos e Leonor Ferreira, pertencentes às Relações Externas do CNE, tiveram a honra de entregar dois dos 16 prémios concedidos.

A celebração dos 10 anos da Nobre Casa de Cidadania reafirma o compromisso contínuo de promover a cidadania ativa e inspirar outros a realizar atos nobres em prol do bem comum. Os galardoados são exemplos a seguir, e suas histórias de generosidade e empatia são fontes de inspiração para todos nós.

Neste momento de reflexão e gratidão, a NCC renova o seu compromisso de continuar a construir uma sociedade mais solidária, na qual o respeito mútuo e a dedicação ao bem-estar coletivo sejam valores fundamentais. Parabenizamos os “Cidadãos Nobres” pelos seus feitos extraordinários e esperamos que suas ações inspirem muitos outros a contribuir para um mundo melhor.

Texto: Afonso Santos e Leonor Ferreira

Fotos: Afonso Santos, Leonor Ferreira, Polícia de Segurança Pública

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »