O CNE na JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre os dias 1 e 6 de agosto, trará a Lisboa milhares de jovens de todos os cantos do mundo. Conhece os serviços onde os escuteiros poderão participar e colaborar.

Já abriram as inscrições para a peregrinação de Fátima a Lisboa, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, #AndaComMaria.

#AndaComMaria é uma atividade organizada pelo CNE – Corpo Nacional de Escutas e pelo Santuário de Fátima. Realiza-se de 27 a 31 de julho e está preparada para aceitar 500 participantes. A inscrição é aberta a todos, mas espera-se uma grande afluência de escuteiros estrangeiros.

Para além das orações, canções, silêncios e animações ao longo do caminho, terá lugar todos os dias uma procissão de Nossa Senhora de Fátima e uma vigília. Durante os cinco dias de caminhada será fornecido pequeno-almoço, lanches de manhã e de tarde, almoço e jantar. Em todas as localidades será plantada uma árvore com o apoio da Navigator, como forma de eliminar a pegada de carbono da peregrinação.

Cada peregrino deve contar com uma caminhada diária de cerca de 20 Km, com temperaturas elevadas, pelo que o cuidado de cada um em proteger-se é recomendado. O Caminho é o inverso do Caminho do Tejo, dos caminhos de Fátima, e o número de peregrinos é um grande desafio logístico.

No dia 31 de julho a peregrinação torna-se marítima em Vila Franca de Xira, seguindo pelo Tejo até ao Terreiro do Paço em Lisboa.

Chegados a Lisboa, os peregrinos podem usufruir das ofertas e vivências da Jornada Mundial da Juventude. Além disso, podem também fazer roteiro pelas diversas atividades que o CNE anima e promove, como a dinamização da presença de Nossa Senhora em igrejas de Lisboa, com múltiplas ofertas de oração e uma dinâmica de paz que chegará aos principais líderes mundiais.

Podem também participar num peddy paper pela capital, organizado pela região de Lisboa do CNE, visitar os stands do CNE na Cidade da Alegria, ou visitar a exposição do Centenário da nossa associação.

No dia 2 de agosto celebra-se a eucaristia do Centenário, no âmbito da CICE e do CNE.

A experiência do CNE e da CICE levaram a organização da JMJ a entregar-nos a realização e gestão do acampamento da jornada, no PNEC na Costa da Caparica onde se espera receber quase mil elementos.

Para além das inscrições agora abertas para a peregrinação #AndaComMaria, todos se podem inscrever como voluntários para cada uma destas atividades aqui referidas, devendo inscrever-se aqui

Relembramos ainda que o CNE está responsável Check-in dos Peregrinos. Este decorrerá na Universidade Católica Portuguesa, será feito o acolhimento dos peregrinos que não necessitam de alojamento. Para além do check-in dos peregrinos, será feito também o check-in de todos os voluntários e padres, e serão preparados os kits dos peregrinos para as paróquias de acolhimento.

O CNE escolheu para assinatura das suas atividades o claim EU VOU!, e tu? Que esperas.

Sabe mais sobre como ser voluntário na JMJ, no site do CNE dedicado à Jornada.

Texto: Equipa CNE -JMJ

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

ler mais »