O CNE procura voluntários para a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza entre os dias 1 e 6 de agosto, em Lisboa, procura voluntários para dar apoio às atividades realizadas ao longo de todo o encontro.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre os dias 1 e 6 de agosto, trará a Lisboa milhares de jovens de todos os cantos do mundo. Contudo, a animação começa muito antes desta data, com várias atividades que serão dinamizadas para os jovens e para as quais são necessários voluntários. Conhece cada um dos serviços onde os escuteiros serão alocados:

Check-in dos Peregrinos

No check-in, que decorrerá na Universidade Católica Portuguesa, será feito o acolhimento dos peregrinos que não necessitam de alojamento. Para além do check-in dos peregrinos, será feito também o check-in de todos os voluntários e padres, e serão preparados os kits dos peregrinos para as paróquias de acolhimento.

Acampamento CNE JMJ

Será um acampamento dinamizado pela CICE em colaboração com o CNE, que terá lugar no Parque Nacional de Escotismo da Caparica (PNEC), destinado maioritariamente a escuteiros estrangeiros. Os voluntários terão como função assegurar toda a logística do local.

Exposição do Centenário

A Exposição do Centenário que tem percorrido todo o país, estará presente na JMJ, na sede nacional do CNE, para todos os que a queiram visitar. Os voluntários farão o acompanhamento das visitas à exposição.

Peddy Paper

Será um Peddy Paper cultural pela cidade de Lisboa, enriquecido com a vida de Marcel Calo, patrono da JMJ, um escuteiro já beatificado pela Igreja Católica. Os voluntários darão início ao jogo e fazer a gestão das dúvidas dos participantes.

Andar com Maria

Uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Peregrina, de Fátima até Lisboa, entre 27 e 31 de julho. Os voluntários farão o acompanhamento dos peregrinos, a logística de refeições, dormidas e auxiliar nos momentos de vigílias nas comunidades.

Stands na Cidade da Alegria

Os stands na Cidade da Alegria pretendem dar a conhecer o Escutismo a todos os participantes, com aquilo que melhor fazemos. Os voluntários serão responsáveis por manter os stands a funcionar e realizar as dinâmicas propostas.

Sabe mais sobre como ser voluntário na JMJ, no site do CNE dedicado à Jornada (disponível aqui) ou nesta notícia.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: JMJ, Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »