O Dia do Fundador em Viana do Castelo

1200 escuteiros da Região de Viana do Castelo comemoraram Baden-Powell, o Fundador do Escutismo.

No passado dia 25 de fevereiro, Vila Praia de Âncora recebeu 1200 escuteiros da Região de Viana do Castelo, para comemorar o dia do Fundador: Baden-Powell.
Ao longo do dia, as quatro secções percorreram Vila Praia de Âncora, interligando vários locais, representando os 5 continentes. Em cada Continente, as secções carimbavam os seus passaportes, que lhes davam acesso a um conjunto de jogos, ateliers e dinâmicas, enquadradas no imaginário escolhido para esta atividade: “Baden-Powell, cidadão do mundo”.
No espaço designado por “Europa”, junto ao Forte da Lagarteira, um vasto conjunto de expositores marcaram presença e dinamizaram ateliers para todos os participantes. Este foi o ponto de encontro para as cerimónias de abertura e encerramento da atividade que, apesar do tempo chuvoso e das baixas temperaturas, não demoveram todos os escuteiros que vibraram com as atividades propostas.
As comemorações do dia de Baden-Powell, traduzidas nesta grande atividade regional, permitiu reunir todos os Agrupamentos da Região de Viana do Castelo, num espaço de vivência conjunta das práticas escutistas, promovendo também a imagem do CNE e a difusão do escutismo junto da comunidade que acolheu este evento.
A atividade regional de Baden-Powell foi promovida pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas de Viana do Castelo e contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e do Instituto Português do Desporto e Juventude (Programa PAJ).

Texto e Fotos: João Lima de Abreu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »