Operação Fátima – Apoio aos Peregrinos em Fátima

Serviço com pedagogia da fé, a “Operação Fátima” é uma ação de serviço no Santuário de Fátima, que assenta no principal objetivo de proporcionar o bem-estar aos peregrinos.

Decorreu entre os dias 12 e 15 de maio mais uma “Operação Fátima”, enquadrada nas peregrinações anuais a Fátima, as quais são caracterizadas pela deslocação de grande número de peregrinos de todo o país e do estrangeiro, que originam um acréscimo significativo de peregrinos à cidade de Fátima e, muito particularmente, à área do Santuário. 

 

Um evento de grande visibilidade como este, que reúne um elevado número de pessoas no Santuário, requer a maior atenção no que respeita à Missão do CNE, dinamizada pelo Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC), articulado com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém (SMPC), que leva a cabo a missão de apoiar as autoridades oficiais relativamente à execução do dispositivo que é acionado aquando da realização das grandes peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Esta é uma ação de fim-de-semana dirigida a Dirigentes, Caminheiros/Companheiros e Pioneiros/Marinheiros (Maiores de 15 anos).

 

Durante o período acima referido, o dispositivo esteve instalado no Parque 1, sendo que a sua área de responsabilidade cobre toda a zona envolvente do Santuário. 

Disponibilizou para o dispositivo os meios humanos e os equipamentos necessários e adequados, nomeadamente 36 escuteiros (desde pioneiros a dirigentes), oriundos das  Regiões de Coimbra, Leiria-Fátima, Lisboa, Santarém e Setúbal, envolveu ainda 4 bicicletas, 2 viaturas de apoio, 1 viatura de comando e coordenação e 1 tenda de apoio e equipamento rádio para as comunicações que são imprescindíveis. 

Foi elaborada uma matriz de planeamento, que foi sendo adaptada à medida das necessidades, tendo em conta quer a afluência de peregrinos, quer a especificidade dos mesmos.

A Missão principal do contingente do CNE centralizou-se no encaminhamento de peregrinos perdidos, no controlo de multidões nos acessos ao Santuário, quando das celebrações (escadas e vias de acesso às mesmas) e ainda na abertura de corredores de emergência. 

Uma mais-valia para o contingente tem sido a utilização do Centro Nacional Escutista de Fátima (CNEF) para a pernoita e descanso dos elementos do contingente.

Texto e fotografias: Departamento Nacional de Proteção Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade