A Operação Fátima procura voluntários

Estão abertas as inscrições para a Operação Fátima de 2023. Uma missão que tem como objetivo prestar apoio aos peregrinos que se revestem de fé para caminharem centenas de quilómetros até ao Santuário Nossa Senhora de Fátima.

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS) do Corpo Nacional de Escutas (CNE), através do Departamento Nacional de Proteção Civil, integra o dispositivo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na Operação Fátima. Esta missão, à semelhança das anteriores, pretende proporcionar o bem-estar dos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima.

Os escuteiros estarão responsáveis pelo acompanhamento e encaminhamento de peregrinos que se encontrem perdidos. A SNAS destaca a importância que todos os voluntários têm neste apoio, que é fundamental para o bom funcionamento da Operação Fátima.

Para esta missão que tem a duração de 48 horas, apela-se a todos os Pioneiros/Marinheiros (maiores de 15 anos), Caminheiros/Companheiros e a todos os Dirigentes, que queiram ser voluntários, que preencham o formulário de manifestação de interesse, disponível na circular 23-06-SNAS (Disponível neste link). Este trabalho voluntário exige o envolvimento de muitos escuteiros,  que são muito necessários para garantir a existência de vários turnos, que têm um elevado grau de exigência física e psicológica, porque é necessário lidar com os peregrinos que estão debilitados e perdidos da sua família ou grupos de peregrinação.

Podes fazer a tua manifestação de disponibilidade até ao dia 30 de abril, para a peregrinação de maio, e até ao último dia do mês anterior às outras duas peregrinações. Após o preenchimento do formulário serás oportunamente contactado pela equipa responsável.

Podes também aprofundar a tua vivência no Santuário, através do projeto “Escutar Fátima”. Conhece mais sobre esta temática no respetivo site, disponível aqui.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »