A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS) do Corpo Nacional de Escutas (CNE), através do Departamento Nacional de Proteção Civil, integra o dispositivo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na Operação Fátima. Esta missão, à semelhança das anteriores, pretende proporcionar o bem-estar dos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima.
Os escuteiros estarão responsáveis pelo acompanhamento e encaminhamento de peregrinos que se encontrem perdidos. A SNAS destaca a importância que todos os voluntários têm neste apoio, que é fundamental para o bom funcionamento da Operação Fátima.
Para esta missão que tem a duração de 48 horas, apela-se a todos os Pioneiros/Marinheiros (maiores de 15 anos), Caminheiros/Companheiros e a todos os Dirigentes, que queiram ser voluntários, que preencham o formulário de manifestação de interesse, disponível na circular 23-06-SNAS (Disponível neste link). Este trabalho voluntário exige o envolvimento de muitos escuteiros, que são muito necessários para garantir a existência de vários turnos, que têm um elevado grau de exigência física e psicológica, porque é necessário lidar com os peregrinos que estão debilitados e perdidos da sua família ou grupos de peregrinação.
Podes fazer a tua manifestação de disponibilidade até ao dia 30 de abril, para a peregrinação de maio, e até ao último dia do mês anterior às outras duas peregrinações. Após o preenchimento do formulário serás oportunamente contactado pela equipa responsável.
Podes também aprofundar a tua vivência no Santuário, através do projeto “Escutar Fátima”. Conhece mais sobre esta temática no respetivo site, disponível aqui.