Setúbal foi a cidade escolhida para acolher mais uma edição do Mercado Internacional, uma actividade promovida pela Secretaria Internacional do CNE e que contou com a participação de mais de 800 escuteiros.

O externato Sebastião da Gama em Setúbal acolheu este sábado e domingo o Mercado Internacional que promove o trabalho de associações escutistas e não escutistas. Erasmus+ Juventude em Ação, Intercultura – AFS Portugal, Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Leigos para o Desenvolvimento, Plataforma de Apoio aos Refugiados, Câmara Municipal de Cascais ( Capital Europeia da Juventude 2018), Associação Mais Cidadania e Aidsglobal, foram os parceiros presentes neste Mercado Internacional.

Nesta actividade todos os participantes tiveram a possibilidade de conhecer outras realidades, explorar novos desafios e conhecer a dimensão internacional do escutismo.

O estímulo da secretaria internacional, através de um imaginário, foi simples: todos os participantes – lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes – percorreram os quatro pontos cardeais (norte, sul, este e oeste) e partiram à descoberta do desconhecido. Como pilares desta edição estiveram quatro exploradores: Roald Amundsen (Norte), David Livingstone (Sul), David Attenborough (Este) e Jacques Cousteau (Oeste), que marcaram o mundo pelas suas descobertas e espiríto de ir mais além.

Traduzido em números, o Mercado Internacional contou com a participação de 92 lobitos, 177 exploradores, 241 pioneiros, 171 caminheiros e 171 dirigentes.

Texto e fotografia de: Cláudia Baptista Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).