“Origens”: Um disco de músicas escutistas do Agr. 143

O Agr.143 S. Mamede de Infesta lançou um disco de músicas escutistas originais para homenagear a tradição musical do Agrupamento.

Fundado no ano de 1954, o Agrupamento 143 – S. Mamede de Infesta sempre falcaçou as suas espias com o fio norte da música. Um dos seus fundadores, o Chefe Augusto Rodrigues, animava os que o rodeavam com uma guitarra ao peito e um sorriso espontâneo. Um Dirigente sábio e divertido, que acreditava no poder da melodia para alimentar o espírito escutista do Agrupamento.

Deste espírito brotaram inúmeros talentos, como Alexandre “Xano” Reis, que enriqueceu o Cancioneiro do CNE musicando temas como “Impele a tua própria Canoa”, “Rumos do Homem Novo” e “Pedacinho de Deus”. Atualmente, o Cancioneiro do 143 conta mais de 50 canções, que até à data não tinham sido registadas – e um número que continua a crescer!

Certo dia, um dos nossos Pioneiros foi desafiado por duas Chefes a aprofundar o seu conhecimento musical e a gravar o nosso primeiro disco de originais. Alguns anos depois, aqui está ele! O disco musical “Origens”, lançado pelo grupo musical BAHÊ!, é uma homenagem à tradição musical do Agrupamento 143 – S. Mamede de Infesta e uma forma de manter vivo o seu repertório.

Se és um escuteiro que aprecia música escutista, mesmo que não conheças as nossas canções, este disco é para ti. Sente os acordes de uma guitarra que trespassa o peito, depois de um momento sério de fogo-de-conselho… Ouve ao longe djambés tocados com intensidade, chamando para um momento coletivo de uma atividade nacional… Leva para a vida letras irrepetíveis, que ganham novos significados a cada ano que passa.

Texto: José Sinde

Fotografias: Agr. 143 S. Mamede de Infesta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »