«Os idanhenses sentem-se muito orgulhosos por receber sempre este espírito escutista»

Idanha-a-Nova foi a região que acolheu mais uma edição do Acanac. Falámos com o Presidente da Câmara de Idanha, Armindo Jacinto, que nos explicou a sua perspetiva sobre o Escutismo.

FLOR DE LIS: Durante uma semana todos os escuteiros foram cidadãos de Idanha-a-Nova. Qual é a importância de Idanha-a-Nova receber 18 500 escuteiros?

ARMINDO JACINTO (AM): É muito importante para nós, também na sequência do que foi uma aposta que fizemos junto do Corpo Nacional de Escutas, com a compra desta propriedade com cerca de 60 hectares e que protocolámos com o CNE para que pudesse ser utilizada durante 50 anos. O espírito escutista vai muito ao encontro daquilo que nós queremos em Idanha […]. Eu nunca cheguei a ser escuteiro, sou natural de uma aldeia do concelho de Idanha, de Penha Garcia, e não havia lá nenhum agrupamento do CNE. Criámos nós um clube de amigos e com o livro de Baden-Powell fizemos o nosso Escutismo, à nossa forma. […] O tema deste ano apela aos escuteiros para serem construtores de um mundo melhor, cada um per si, e também no espírito em conjunto dos escuteiros, é um tema extraordinário para ir ao encontro do que a Idanha pretende para o seu território.

FL: O acha que já mudou em Idanha-a-Nova desde o início desta parceria?

AM: Muitíssimo! Em Idanha e no país. Algo que me orgulha muito é quando faço viagens por este país e pelos diferentes municípios falar sobre qualquer intervenção sobre a biorregião de Idanha ou os nossos projetos estratégicos que desenvolvemos, há sempre alguém que diz: «Ah, Idanha-a-Nova, eu estive lá nos escuteiros, o meu filho esteve lá, fui lá, adorei!» (…] Os idanhenses sentem-se muito orgulhosos por receber sempre este espírito escutista.

FL: Como é que se preparam para uma semana intensa como o acampamento nacional?

AM: Com algum tempo, sempre. Ao longo dos anos, da parte da Câmara Municipal, também de diferentes estruturas de Idanha e do CNE, vamos preparando sempre as infraestruturas, melhorando as infraestruturas do campo, de modo a que cada evento seja também mais fácil de realizar.

FL: Há um grande investimento por parte da Câmara para apoiar este evento.

AM: Há sempre um grande apoio, investimento. Em cada edição temos novas infraestruturas, investimos em novas infraestruturas para melhorar o conforto e tornar a presença melhor, em tempo muito estival, que é uma característica deste território. Depois também tem o reverso da medalha, de uma forma positiva, têm noites fantásticas, magníficas, não com muito frio, mas sim, muito agradáveis.

 

Entrevista: Sandro Bernardo

Transcrição: Mariana Marques

Fotografia: Cláudio Noy

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade