Padre Luís Marinho é o novo Assistente Mundial da Conferência Internacional Católica do Escutismo

O Assistente Nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Pe. Luís Marinho foi nomeado Assistente Mundial da Conferência Internacional Católica do Escutismo, para os próximos quatro anos.

A nomeação do Assistente Mundial da CICE é competência do Comité Mundial da CICE e foi confirmada pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé e é válida por quatro anos.

Assim, o Pe. Luís Marinho substitui o Pe. Jacques Gagey, que desempenhou esta missão durante os últimos oito anos.

O Assistente Nacional do CNE recebeu esta notícia com grande alegria por “ ser chamado a servir o escutismo a nível internacional, dando o contributo específico de presbítero da Igreja Católica. É, portanto, uma missão pastoral que a Igreja me confia. E sublinha especialmente a confiança da Igreja Católica no movimento e pedagogia escutista.”

Na sua declaração salientou ainda que “Católico significa literalmente universal: é para mim um desafio pessoal poder experimentar esta catolicidade no contacto direto com os escuteiros de todo o mundo, nas suas diferentes tradições culturais e estruturas organizativas dentro do escutismo e dentro da Igreja. Com a convicção profunda que a fé em Jesus Cristo é capaz de iluminar e se enriquecer de todas as experiências humanas.” Por fim deixou uma mensagem ao seu antecessor “reconheço imensa gratidão ao P. Jacques Gagey (meu antecessor nesta missão) que durante oito anos soube imprimir um novo dinamismo e ardor na vida da própria CICE e no contacto com tantas organizações escutistas nacionais e respetivas Igrejas locais.”

A missão do Assistente Mundial da CICE é assegurar a presença da dimensão espiritual na CICE. Enquanto membro do Comité Mundial da CICE, o Assistente Mundial apoia o Comité Mundial na prossecução dos seus objetivos, ao mesmo tempo que representa as instituições da Igreja.

O Pe. Luís Marinho continuará na sua missão como Assistente Nacional do CNE, que através da Junta Central, lhe endereça calorosas saudações e votos de excelente e profícuo trabalho.

A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), da qual o Corpo Nacional de Escutas é membro, é um espaço de encontro, reflexão, partilha e comunhão dos Escuteiros Católicos de todo o mundo, tendo um estatuto consultivo junto da Organização Mundial do Movimento Escutista.

A CICE tem como principais finalidades contribuir para a formação integral dos jovens através do Escutismo do ponto de vista da fé católica, cooperar no desenvolvimento e aprimoramento da dimensão espiritual do Escutismo, assegurar que os Escuteiros Católicos estejam ativamente presentes na Igreja e garantir a comunicação entre a Igreja Católica e o Movimento Mundial do Escutismo.

A Organização encontra-se dividida em quatro regiões: Europa-Mediterrâneo, Inter-Americana, Ásia e África, contabilizando cerca de 60 associações membro.

Texto: Susana Micaela Santos

Fotografias: Manuel Joaquim e Rui Augusto

3 respostas

  1. Parabéns, P.e Luís! Que o Divino Chefe, através do Espírito Santo, o ilumine e ajude no desempenho de tão importante e digna missão. Todos nós, escuteiros católicos, ficaremos mais enrriquecidos com o seu saber, a sua competência, o seu amor à causa do escutismo e dos jovens e à divulgação do reino de Deus no nosso meio.
    Bem-haja pela sua disponibilidade e espírito de missão.
    Abraço e Forte canhota

  2. Bem haja pelo empenho e dedicação á causa escutista, e assim a Igreja e o CNE, possam caminhar juntos!

    Desejo as maiores VENTURAS ao Meu conterrâneo de Celorico de Basto

    Grande Canhota

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).