Decorreu de 24 a 26 de fevereiro, nas Filipinas, o WOSM’s Leadership Workshop promovido pela Região Ásia-Pacífico.

Com escuteiros de 13 organizações escutistas nacionais diferentes, este workshop procurou explorar a temática da liderança no escutismo em três eixos: Youth Programme, Adults in Scouting e Organizational Development.

A Joana Bacelar é caminheira no CNE, participou neste workshop e partilhou connosco a sua experiência “Tivemos a oportunidade de explorar o modelo de liderança no qual o escutismo se baseia: a importância de termos um propósito naquilo que fazemos, do processo – todo o planeamento e organização, de o fazermos em conjunto e de nem por isso nos esquecermos de utilizar tudo aquilo que, a nível individual, nos diferencia e ajuda a complementarmo-nos. Ao refletirmos um pouco chegámos à conclusão de que todos nós escuteiros que aqui estamos presentes, de tantos países diferentes, com tantas maneiras diferentes de viver o escutismo, podemos concordar que este movimento forma líderes e que a liderança e os nossos jovens são necessários para a criação de um mundo melhor.”

O workshop teve espaço para o trabalho em grupo e de idealização de possíveis iniciativas nos diferentes eixos, mas também para a partilha das diferentes realidades e de projetos, “o que foi extremamente enriquecedor, visto que aprendemos muito uns com os outros e podemos trazer novas ideias para os nossos países. Foi-nos apresentado um projeto que começou no Quénia e já foi implementado em países como a Índia, o Sri Lanka, Nepal, Bangladesh ou Indonésia e agora tem feito muito sucesso nas Filipinas. Chama-se Ticket to Life e trata-se de trazer as crianças que vivem na rua (que são muitas nestes países) para os escuteiros e ensiná-las a viver de um modo sustentável, (…).”

Texto de: Secretaria Internacional e Joana Bacelar. Fotografia de: Joana Bacelar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade