Decorreu de 24 a 26 de fevereiro, nas Filipinas, o WOSM’s Leadership Workshop promovido pela Região Ásia-Pacífico.

Com escuteiros de 13 organizações escutistas nacionais diferentes, este workshop procurou explorar a temática da liderança no escutismo em três eixos: Youth Programme, Adults in Scouting e Organizational Development.

A Joana Bacelar é caminheira no CNE, participou neste workshop e partilhou connosco a sua experiência “Tivemos a oportunidade de explorar o modelo de liderança no qual o escutismo se baseia: a importância de termos um propósito naquilo que fazemos, do processo – todo o planeamento e organização, de o fazermos em conjunto e de nem por isso nos esquecermos de utilizar tudo aquilo que, a nível individual, nos diferencia e ajuda a complementarmo-nos. Ao refletirmos um pouco chegámos à conclusão de que todos nós escuteiros que aqui estamos presentes, de tantos países diferentes, com tantas maneiras diferentes de viver o escutismo, podemos concordar que este movimento forma líderes e que a liderança e os nossos jovens são necessários para a criação de um mundo melhor.”

O workshop teve espaço para o trabalho em grupo e de idealização de possíveis iniciativas nos diferentes eixos, mas também para a partilha das diferentes realidades e de projetos, “o que foi extremamente enriquecedor, visto que aprendemos muito uns com os outros e podemos trazer novas ideias para os nossos países. Foi-nos apresentado um projeto que começou no Quénia e já foi implementado em países como a Índia, o Sri Lanka, Nepal, Bangladesh ou Indonésia e agora tem feito muito sucesso nas Filipinas. Chama-se Ticket to Life e trata-se de trazer as crianças que vivem na rua (que são muitas nestes países) para os escuteiros e ensiná-las a viver de um modo sustentável, (…).”

Texto de: Secretaria Internacional e Joana Bacelar. Fotografia de: Joana Bacelar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.