Peace Education Training

De 21 a 26 de março de 2023, estiveram reunidos 28 escuteiros de 17 países distintos, incluídos nas regiões da Europa e da Eurásia, em Riga, a capital da Letónia, para participarem numa sessão de formação de educação para a paz – Peace Education Training.

O encontro serviu para debater, atuar e trabalhar sobre o conceito de “Peace Education Umbrella”, que engloba as seis áreas da educação para a paz: ação humanitária; advocacia; diálogo; diversidade e inclusão; direitos humanos; e o Escutismo Movimento Seguro. O principal objetivo traçado foi incumbir os participantes de capacidades e abordagens que ajudarão a enriquecer e remodelar as práticas das respectivas organizações no que toca à área da educação para a paz. As seis áreas, previamente identificadas, agregadas ao objetivo definido, foram trabalhadas através de workshops, trabalhos em equipa, reflexões individuais e outros tipos de materiais concebidos pela WOSM (Organização Mundial do Movimento Escutista).

Este evento, organizado no âmbito do projeto UAct, em parceria com a UNICEF Europa e Ásia Central, foi uma oportunidade incrível para vários escuteiros vindos de diversos contextos trocarem conhecimentos, ideias e boas práticas.

O CNE este representado pelo caminheiro Guilherme Gigante, do Departamento Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS).

A participação do DNODS neste evento, enquadra-se na determinação para promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência, uma vez que não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Texto e Fotos: Guilherme Gigante (DNODS)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »