Pioneiros do 521 brilham no The Voice Gerações

A Comunidade de Pioneiros do Agrupamento 521 da Senhora da Hora está a concorrer no programa The Voice Gerações, da RTP1.

O programa televisivo The Voice Gerações da RTP1, junta vozes de gerações diferentes no mesmo palco, com o intuito de encontrar um duo, trio ou até mesmo um grupo vencedor. Os mentores do programa, Simone de Oliveira, Anselmo Ralph, Sara Correia e Mickael Carreira, escolhem quem fica nas suas equipas através de uma prova às cegas, de costas para quem está a atuar, e apenas ficam a conhecer os intervenientes após carregarem no botão que lhes permite lutar por aquelas vozes para a sua equipa.

Nesta edição, a novidade é a participação de uma Comunidade nº3 de Pioneiros, do Agrupamento 521 da Senhora da Hora, região do Porto, conhecidos pelo seu gosto pela música. A ideia de participar surgiu pela eventualidade de um dos elementos ter uma amiga a participar no casting e, após a produção do programa conhecer a história desta Comunidade, todos os elementos foram convidados a participar. Para João Águas, Chefe de Unidade, esta participação é «uma atividade fora do comum, vista como uma oportunidade formativa e educativa». Este dirigente explica que para além de quererem atingir excelentes resultados na participação, «temos o grande objetivo de dar a conhecer o nosso Agrupamento, o nosso Núcleo, a nossa Região e o CNE», querem também mostrar que «o Escutismo é uma família, onde se adquirem valores como lealdade, amizade, honra, trabalho em equipa, onde todos são incluídos, onde se superam medos e se alcança maior confiança, autoestima e autonomia».

A Comunidade 3 é composta por quatro equipas que têm como objetivo de empreendimento uma ida à Madeira. Por esse motivo, foram realizadas várias campanhas de angariação de fundos, onde foram incluídos cafés-concerto, cantar as janeiras, porque vários elementos estão à vontade na área da música. Para Hélder Salvado, Chefe de Agrupamento Adjunto e Chefe de Unidade Adjunto «o ambiente da Comunidade é também propício à superação da timidez, própria destas idades, e tem sido um espaço onde se podem exprimir e desenvolver individualmente».

Tem sido uma experiência fascinante para todos os participantes, que passaram nas provas cegas, viraram duas cadeiras (das mentoras Simone de Oliveira e Sara Correia) e seguem em frente na competição com a Sara Correia, que referiu também já ter sido escuteira.

Para o Chefe Hélder é importante que «o Escutismo aproveite e invista em eventos exteriores ao movimento, quer pela visibilidade que nos dá, quer pelas oportunidades educativas. Não quero dizer com isto que se deixe de praticar Escutismo, bem pelo contrário, mas por vezes há que sair da nossa zona de conforto e arriscar um pouco mais, para bem do CNE e dos nossos escuteiros». Em relação a expectativas salienta «São como em qualquer desafio escutista, dar o máximo para chegar o mais longe possível».

O Dia das Gravações

Tudo aconteceu muito rápido. Como o grupo é demasiado grande – É composto por 23 jovens, sendo um elemento com necessidades educativas especiais e quatro dirigentes, dois dos quais ainda em formação – apenas nove elementos do grupo foram escolhidos para representarem a Comunidade. Em pouco mais de uma semana, tudo foi organizado para que se deslocassem ao estúdio, em Alcochete, a 330 quilómetros de distância.

Inês Soares, pioneira e sub-guia desta Comunidade foi «a melhor experiência que alguma vez poderia ter tido!». Quando foram chamados para subir ao palco do The Voice Gerações, o grupo sentiu um misto de emoções «nervos, felicidade, ansiedade, insegurança, mas acima de tudo estávamos ali para nos divertirmos». Quando entraram, trocaram olhares com a grande claque que os acompanhava e a Inês descreve-nos o momento «Começamos a cantar, tudo se desenrolou e correu bem, mas o tempo da música estava a acabar e ainda nenhuma cadeira tinha virado… Começámos a perder a esperança! Mas no fim, quando cantámos à capela, duas cadeiras viraram, a da Sara Correia e da Simone de Oliveira. Lembro-me de, por uns instantes, ter olhado para a mãe de uma amiga e perceber que ela estava aos saltos sem que nenhuma cadeira tivesse virado. No exato momento em que as cadeiras viraram, a claque salta numa euforia, numa felicidade, que foi algo que não consigo descrever! Depois disto foi só muito choro de alegria!».

Como nota final, a Comunidade nº3 já conseguiu angariar todo o dinheiro necessário para o empreendimento na Madeira. Podes continuar a apoiar este grupo, que estará nas galas em direto, no programa The Voice Gerações, na RTP1 (domingo, a partir das 21h15).

Texto: Cláudia Xavier, Comunidade nº3 do Agrupamento 521 Senhora da Hora

Fotografias: The Voice Gerações, Comunidade nº3 do Agrupamento 521 Senhora da Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »