
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O Congresso do Centenário tem estado a refletir a importância do Escutismo em diversas áreas. A primeira área abordada em plenário foi a Comunidade.
Nesta temática da Comunidade o grande desafio foi refletir sobre o papel fundamental que a comunidade desempenha no escutismo e o contrário também.
Para ajudar a refletir e enriquecer esta temática estiveram presentes como oradores Rui Oliveira, Presidente do Conselho Nacional de Juventude, que ajudou a perceber o papel dos nossos jovens na sociedade atual e o caminho ainda a percorrer. A Chefe da Divisão de Juventude da Câmara Coimbra, Maria Antónia Lucas da Silva, que explicou a todos os presentes não só os desafios e oportunidades que a comunidade enfrenta, mas igualmente como consegue dar resposta a muitos desafios que a juventude apresenta.
Deste painel fez também parte o Professor Eugénio da Fonseca, Presidente da Conferência Portuguesa do Voluntariado, que não só abordou o tema do voluntariado, mas também, como este deve ser visto e valorizado nos vários âmbitos, inclusive o político. Na sua intervenção realçou ainda que “O CNE gera comunidade” e o próprio voluntariado está a favor do bem comum e aos serviços dos outros, numa altura em que cada vez temos de lutar contra o individualismo.
Por fim, Margarida Antunes, exploradora do Agrupamento 170, Sertã, que partilhou com todos a sua visão de comunidade, e ainda a sua vivência e envolvência na mesma.
No seguimento todos os presentes foram convidados a participar em sessões paralelas onde foram apresentados diversos projetos que contribuem na componente comunitária, algumas parcerias com associações e ainda exemplos de atividades de desenvolvimento comunitário e a forma como deixam uma marca importante em realidades diferentes e problemáticas.
Acompanha nos nossos meios o decorrer dos trabalhos deste Congresso do Centenário.
Texto: Susana Micaela Santos.
Fotografias: Gonçalo Pinto e António Rendeiro.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.