“O CNE gera comunidade”

O Congresso do Centenário tem estado a refletir a importância do Escutismo em diversas áreas. A primeira área abordada em plenário foi a Comunidade.

Nesta temática da Comunidade o grande desafio foi refletir sobre o papel fundamental que a comunidade desempenha no escutismo e o contrário também.

Para ajudar a refletir e enriquecer esta temática estiveram presentes como oradores Rui Oliveira, Presidente do Conselho Nacional de Juventude, que ajudou a perceber o papel dos nossos jovens na sociedade atual e o caminho ainda a percorrer. A Chefe da Divisão de Juventude da Câmara Coimbra, Maria Antónia Lucas da Silva, que explicou a todos os presentes não só os desafios e oportunidades que a comunidade enfrenta, mas igualmente como consegue dar resposta a muitos desafios que a juventude apresenta.

Deste painel fez também parte o Professor Eugénio da Fonseca, Presidente da Conferência Portuguesa do Voluntariado, que não só abordou o tema do voluntariado, mas também, como este deve ser visto e valorizado nos vários âmbitos, inclusive o político. Na sua intervenção realçou ainda que “O CNE gera comunidade” e o próprio voluntariado está a favor do bem comum e aos serviços dos outros, numa altura em que cada vez temos de lutar contra o individualismo.

Por fim, Margarida Antunes, exploradora do Agrupamento 170, Sertã, que partilhou com todos a sua visão de comunidade, e ainda a sua vivência e envolvência na mesma.

No seguimento todos os presentes foram convidados a participar em sessões paralelas onde foram apresentados diversos projetos que contribuem na componente comunitária, algumas parcerias com associações e ainda exemplos de atividades de desenvolvimento comunitário e a forma como deixam uma marca importante em realidades diferentes e problemáticas.

Acompanha nos nossos meios o decorrer dos trabalhos deste Congresso do Centenário.

Texto: Susana Micaela Santos.

Fotografias: Gonçalo Pinto e António Rendeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

ler mais »