Podes ter + voz

No dia 10 de março, somos chamados a votar e escolher o partido que consideramos que deve formar o próximo Governo.

No dia 10 de março, todos os cidadãos recenseados são chamados às urnas para votarem e escolherem o partido que consideram que deve formar o próximo Governo ou no que pensam que os representa melhor, elegendo os 230 lugares de deputados da Assembleia da República para a próxima legislatura.

Como indica a todos os escuteiros, o segundo princípio “O escuta é filho de Portugal e bom cidadão”, por isso mesmo devem ser os primeiros a dar o exemplo e a servir o país.

Sabemos que o escutismo, entre tantas outras coisas, promove uma cidadania ativa e participativa, onde devem estar comprometidos com os valores e princípios fundamentais da democracia. Assim, o ser cidadão é participar ativamente na comunidade, é combater o desinteresse e a indiferença cívica que tem atingido as sociedades nos últimos anos.

Desta forma o direito a votar, e a participação ativa de cada um pode potenciar a construção de uma sociedade melhor.  

Nas eleições legislativas, que se realizam de quatro em quatro anos, escolhem-se os deputados que vão representar os eleitores na Assembleia da República e que tem o poder para legislar.

Escolhem-se os deputados que representam os eleitores de todo o país. O parlamento português é formado por uma única câmara: a Assembleia da República, composta por 230 deputados. É, a par do Presidente da República, um órgão de soberania eleito por voto pessoal, direto, secreto e universal, um direito de todos os cidadãos recenseados.

Descobre aqui onde votar, o que necessitas de levar e tudo o que precisas para ir preparado até às urnas.

Não te esqueças, podes ter + voz, faz dela o teu voto!

Texto: Susana Micaela Santos

Imagem: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »