
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Mais de 1200 escuteiros de 26 agrupamentos da região de Viana do Castelo participaram, no passado dia 8 de outubro, na Abertura do Ano Escutista que decorreu na vila de Ponte da Barca.
Inspirados pela figura de São Nuno de Santa Maria e sob o lema “SABER: Recordar o caminho feito, para projetar o futuro” a região de Viana do Castelo associou-se às comemorações do 50.º aniversário do Agrupamento n.º 396, de Vila Nova de Muía, num dia marcado pelas diversas atividades preparadas pelas Equipas de Atividades Regionais de lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros.
Ao final da tarde, o contingente Regional presente nesta Abertura do Ano Escutista, desfilou pelas ruas da vila de Ponte da Barca, encabeçado pela fanfarra do Agrupamento 374 de Alvarães, reunindo-se para a festa de encerramento na Praça da República. A cerimónia protocolar contou com a presença do Rer. Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador – que presidiu à Celebração da Palavra, do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Dr. Augusto Marinho e todo o restante executivo municipal, do Presidente da União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães – José António Silva, do Chefe Nacional Adjunto CNE – Paulo Pinto, do Assistente Regional do CNE, Pe. Xavier Moreira e do Assistente do Agrupamento e todos os Párocos do Arciprestado de Ponte da Barca.
A festa do encerramento lembrou o centenário do Corpo Nacional de Escutas que celebramos, para além das intervenções dos convidados presentes e do Chefe do Agrupamento 396 de Vila Nova de Muía – Abílio Silva, que agradeceu e exaltou o dinamismo e alegria gerada pela festa da Abertura do novo Ano Escutista.
A Abertura do Ano Escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo e contou com a colaboração com o Agrupamento 396 de Vila Nova de Muía, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Programa PAJ).
Texto: João Lima de Abreu
Fotografias: Junta Regional de Viana do Castelo

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.