Ponte da Barca recebeu 1200 escuteiros na Abertura do Ano Escutista

Mais de 1200 escuteiros de 26 agrupamentos da região de Viana do Castelo participaram, no passado dia 8 de outubro, na Abertura do Ano Escutista que decorreu na vila de Ponte da Barca.

Inspirados pela figura de São Nuno de Santa Maria e sob o lema “SABER: Recordar o caminho feito, para projetar o futuro” a região de Viana do Castelo associou-se às comemorações do 50.º aniversário do Agrupamento n.º 396, de Vila Nova de Muía, num dia marcado pelas diversas atividades preparadas pelas Equipas de Atividades Regionais de lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros.

Ao final da tarde, o contingente Regional presente nesta Abertura do Ano Escutista, desfilou pelas ruas da vila de Ponte da Barca, encabeçado pela fanfarra do Agrupamento 374 de Alvarães, reunindo-se para a festa de encerramento na Praça da República. A cerimónia protocolar contou com a presença do Rer. Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador – que presidiu à Celebração da Palavra, do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Dr. Augusto Marinho e todo o restante executivo municipal, do Presidente da União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães – José António Silva, do Chefe Nacional Adjunto CNE – Paulo Pinto, do Assistente Regional do CNE, Pe. Xavier Moreira e do Assistente do Agrupamento e todos os Párocos do Arciprestado de Ponte da Barca.

A festa do encerramento lembrou o centenário do Corpo Nacional de Escutas que celebramos, para além das intervenções dos convidados presentes e do Chefe do Agrupamento 396 de Vila Nova de Muía – Abílio Silva, que agradeceu e exaltou o dinamismo e alegria gerada pela festa da Abertura do novo Ano Escutista.

A Abertura do Ano Escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo e contou com a colaboração com o Agrupamento 396 de Vila Nova de Muía, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Programa PAJ).

Texto: João Lima de Abreu

Fotografias: Junta Regional de Viana do Castelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »