O Centro Nacional de Formação Ambiental (CNFA) de São Jacinto faz parte da atual equipa coordenadora do projeto Goose Network.

Decorreu no passado dia 10 de outubro mais um Seminário da Rede Goose Network que contou com a participação de vários Centros Escutistas da Europa, desde Portugal até à Roménia ou mesmo de Itália até à Islândia.

Esta organização europeia de Centros Escutistas visa na sua essência debater temáticas que são comuns na gestão dos centros, convidando para o efeito oradores de referência escuteiros ou não, que utilizando dinâmicas próprias de interação criam conceitos e ferramentas que são um capital extraordinário para quem participa.

Há temas recorrentes como estratégias de gestão financeira incluindo fund raising; gestão de staff, programas ambientais – Scenes, Leave no Trace entre outros – em que, para além dos painéis convidados, a partilha de boas práticas é fator de mais valia no “que se trás para casa” e que por vezes se tem que adaptar.

Entre muitos outros que nestes quase vinte anos colaboraram com a rede, oradores como o brasileiro Felipe Marquéis ex diretor de Kandersteg, ou a dinamarquesa Pia Mortensen da Wosm, a Tanya Tulloch do Our Chalet das Guias e mesmo autoridades políticas locais que normalmente são convidadas a desenvolver um tema, trazem a estes espaços de debate um interesse especial e único.

Existem na essência três eventos anuais de referência: o Goose Network Staff Seminar , destinado especialmente aos elementos dos Staffs dos Campos – um já realizado no nosso Campo de São Jacinto; o Goose Network Seminar , destinado aos Diretores de Centros Escutistas e que acompanha, quando realizada, a CMC – Conferência de Centros Escutistas e ainda o Goose Network Center’s Day, um evento online que se realiza durante o mês de julho.

Da agenda da última reunião de reter que foram debatidas algumas questões essencialmente de estratégias de adaptação ao cenário mundial de pandemia, agendados os eventos para o ano seguinte já com designação dos Campos organizadores e a revisão de alguns documentos essenciais da rede como o documento de Missão.

De reter que dois centros em Portugal fazem parte desta rede, nomeadamente a Drave e o Centro Nacional de Formação Ambiental (CNFA) de São Jacinto, sendo que o CNFA, juntamente com o Houens Odde da Dinamarca são a equipa coordenadora do projeto.

Texto de: José Carlos Santos. Imagem de: Organização do Seminário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).