Portugal recebe Conferência Mundial da CICE

Durante os próximos três dias, Fátima recebe a Conferência Mundial da CICE, da qual o Corpo Nacional de Escutas é membro.

De 11 a 14 de novembro decorre em Fátima, a Conferência Mundial da CICE (Conferência Internacional Católica do Escutismo). A Conferência conta com participações de forma presencial e via online. Estão presentes em Fátima 69 participantes, provenientes de 24 países, enquanto 70 pessoas estão a acompanhar a reunião remotamente, em outros 24 países.

Sob o tema “A nossa tenda está aberta a todas as religiões”, o primeiro dia de reunião contou com a apresentação e votação de novos países membros da CICE ( Macau, Guiné Bissau, El Salvador, Egito, Malawi, Venuzuela, Niger).

Foram ainda apresentados relatórios de atividade e financeiros da CICE. Neste primeiro dia foi ainda feita a apresentação dos candidatos ao novo comité mundial da CICE.

O fim de tarde contou com dois ateliers, um de comunicacão  e outro dedicado à encíclica do Papa Francisco Laudato si.

A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), da qual o Corpo Nacional de Escutas é membro, é um espaço de encontro, reflexão, partilha e comunhão dos Escuteiros Católicos de todo o mundo, tendo um estatuto consultivo junto da Organização Mundial do Movimento Escutista.

A CICE tem como principais finalidades contribuir para a formação integral dos jovens através do Escutismo do ponto de vista da fé católica, cooperar no desenvolvimento e aprimoramento da dimensão espiritual do Escutismo, assegurar que os Escuteiros Católicos estejam ativamente presentes na Igreja e garantir a comunicação entre a Igreja Católica e o Movimento Mundial do Escutismo.

A Organização encontra-se dividida em quatro regiões: Europa-Mediterrâneo, Inter-Americana, Ásia e África, contabilizando cerca de 60 associações

Texto: Susana Micaela Santos

Fotografias: Gonçalo Pinto

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *