Povos da nação de Massai dinamizam arraiais em várias localidades

Todos os povos da nação Massai (caminheiros) dedicaram tempo a festejar num arraial que encerrou um dia nas localidades onde prestaram Serviço.

Castelo Branco, Idanha-a-Nova (Zebreira), Belmonte, Proença-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Covilhã, Penamacor e Fundão são as localidades que acolhem os caminheiros nestes dias, onde se vive o verdadeiro espírito de serviço.

Exemplo disso, é o Povo do Rio, que está na Zebreira, Idanha-a-Nova, onde estão 10 famílias, com aproximadamente 250 participantes, dos quais 20 dirigentes. A noite foi dedicada ao arraial, onde nas ruas da freguesia os caminheiros se juntaram à população local, que aderiu à festa com muita motivação. Música, animação por parte dos caminheiros e torneio de futebol, preencheram uma noite que foi ainda acompanhada por um jantar especial: Porco no espeto e gaspacho.

Os Povos da Montanha, da Selva e do Lago animaram a noite na cidade de Castelo Branco. Cerca de 600 caminheiros celebraram o serviço, junto da comunidade, com a animação tão característica da IV secção. Ouviram-se músicas escutistas, e não só, e jogaram-se jogos tradicionais. As bifanas alimentaram a alma dos Guerreiros Massai que em convívio, deram mais cor a Castelo Branco. O arraial contou ainda com a presença da Vereadora com o pelouro da Educação e Juventude, Patrícia Coelho.

Já no fim da noite, foi pedido aos habitantes destes povos da Nação Massai que preenchessem, numa folha da Rosa, as conclusões do que refletiram e recolheram acerca do que os faz feliz e quem contribui para alimentar essa felicidade. As folhas da Rosa em construção, por todos os Guerreiros, materializam o impacto positivo e feliz que o que os rodeia têm sobre cada um dos caminheiros, para atingir o tão desejado Caminho da Felicidade.

 

Texto: Maria Costa e Cláudia Xavier

Fotografia: André Salgueiro e Madalena Catita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).