Povos da Nação Massai vivem o sentido do Caminheirismo

Entre momentos de festa, de reflexão e introspeção os caminheiros viveram o sentido do Caminho para a Felicidade.

Os Povos da Montanha, da Selva e do Lago animaram a noite na cidade de Castelo Branco. Cerca de 600 caminheiros celebraram o serviço, junto da comunidade, com a animação tão característica da IV secção. Ouviram-se músicas escutistas, e não só, e jogaram-se jogos tradicionais. As bifanas alimentaram a alma dos Guerreiros Massai que em convívio, deram mais cor a Castelo Branco. O arraial contou ainda com a presença da Vereadora com o pelouro da Educação e Juventude, Patrícia Coelho.

Já no fim da noite, foi pedido aos habitantes destes povos da Nação Massai que preenchessem, numa folha da Rosa, as conclusões do que refletiram e recolheram acerca do que os faz feliz e quem contribui para alimentar essa felicidade. As folhas da Rosa em construção, por todos os Guerreiros, materializam o impacto positivo e feliz que o que os rodeia têm sobre cada um dos caminheiros, para atingir o tão desejado Caminho da Felicidade.

De coração cheio, os Caminheiros e Companheiros deixaram os Municípios, e rumaram à Barragem Maji para dois dias de várias atividades. O campo montado junto ao Rio Ukimya criou um verdadeiro ambiente de Tribo.

Entre Náutico, Campo Aventura, Praia Livre e Bloco Espiritual, os Guerreiros da Nação Massai foram desafiados a refletir sobre: quais são os entraves à minha felicidade? Será a distância de pessoas que te são queridas? Serão infortúnios da vida que te deitam para baixo?

Estas questões serviram de mote para o Fogo da Aurora, um momento mágico de introspeção, que aconteceu ao nascer do sol. A diversão na água contagiou todos, e o Caminho para a Felicidade parece estar cada vez mais perto. Os Guerreiros da tribo Massai partem agora à descoberta da rosa selvagem e viçosa, dona de um aroma e de uma cor inconfundíveis, no CNAE, junto de todas as outras secções.

Texto: Maria Costa

Fotografia: Rui Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade