Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visita ACANAC

O primeiro dia de ACANAC contou com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

O arranque do 24º ACANAC contou com a presença de várias entidades que marcaram o primeiro dia do acampamento nacional do CNE.

Estiveram ainda presentes a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do Ministro da Educação, João Costa, o Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, José Manuel Fernandes, do Parlamento Europeu, D. José Ornelas, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Bispos de várias dioceses e ainda diversas entidades e parceiros convidados.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou a campo e foi recebido por alguns escuteiros que além das boas vindas, responderam entusiasticamente a várias perguntas que Marcelo que lhes fez. De seguida iniciou-se a visita a campo, já de lenço do 24º Acanac ao pescoço, o presidente percorreu de forma entusiástica, e como já nos habituou foi presenteando os milhares de escuteiros com muitas selfies.

Dos lobitos aos caminheiros, Marcelo arrastou com ele e todos os que o acompanharam, a multidão de escuteiros que fazem parte da cidade de lona, que compõem o ACANAC.

A fechar a visita aos campos das secções, o Presidente da República jantou no campo da 3 secção, com a comunidade de Cedofeita, da região do Porto.

Após o jantar, a arena recebeu os 18 500 participantes para a grande cerimónia de abertura. E oficialmente dar como aberto o 24º ACANAC.

Texto de Susana Micaela Santos.

Fotos Cláudio Noy, António Rendeiro, Sérgio Fonseca, Rui Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.