Primeiro acampamento em Brownsea reproduzido em painel de azulejos

Museu do Escutismo de Dume inaugura conjunto de painéis de azulejos alusivos ao primeiro acampamento na ilha de Brownsea.         

No dia 28 de Maio, em paralelo às comemorações do Centenário do Corpo Nacional de Escutas, o Museu do Escutismo de Dume abriu portas a escuteiros de todo o país para inaugurar nove painéis de azulejos que reproduzem as imagens das atividades que se realizaram no primeiro acampamento escutista em agosto de 1907. Estes painéis demonstram uma grande fidelidade às fotografias bem conhecidas por todos os escuteiros, e são o concretizar de um sonho do chefe Custódio Barros, o fundador do Museu do Escutismo de Dume, que já comenta ter planos futuros para uma nova série.

Para além de elementos de várias regiões do CNE, esteve também presente a Junta Regional de Braga e a Junta Central do CNE, tendo o descerramento da placa evocativa a esta inauguração sido feita em conjunto pelo chefe nacional Ivo Faria e pelo chefe Custódio Barros. Seguiu-se uma visita ao Museu por todos os presentes.

O Museu do Escutismo de Dume é o museu escutista mais antigo de Portugal, fundado em 2005, por iniciativa do chefe Custódio, que durante 40 anos colecionou centenas de peças escutistas, e as mantinha em caixas e gavetas, pensa “porque não partilhar com todos os outros escuteiros, toda a riqueza deste movimento?”. Este museu foca-se na sua exposição a narrar e partilhar com os mais jovens escuteiros como é o movimento escutista nos vários países do Mundo. A sala principal deste museu está dedicada aos Jamborees Mundiais e é sem dúvida a sala que mais fica na memória de todos os visitantes.

Todos são bem-vindos a visitarem este museu escutista, que fica a dois quilómetros do centro da cidade de Braga. As visitas são possíveis apenas com marcação prévia, porque não há horário regular de abertura, pelo telefone 253 626 697 (chefe Joaquim Gonçalves do Agrupamento 12 – Dume).

Texto e Fotos: Centro de Documentação Escutista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »