Madrid acolheu, entre 10 e 12 de janeiro passados, a reunião de arranque do projeto EvaVol (e-validation of learning outcomes from volunteering), com parceiros de Espanha, Irlanda, Itália e Portugal.

O projeto EvaVol visa criar a primeira plataforma online, aberta e multilingue, para informação, formação, guia e apoio para voluntários, durante a transição entre as fases de documentação e avaliação do processo de validação dos resultados das aprendizagens adquiridas através do voluntariado.

Em termos mais particulares, este projeto pretende criar um processo de facilitação do percurso universitário, para os estudantes – já em percurso universitário ou em vias de o começar – que praticam ou tenham praticado voluntariado.

A reunião permitiu a criação das bases de trabalho e de espírito de parceria, tendo os parceiros trabalhado no desenvolvimento do modelo e conteúdo da plataforma online.

O próximo passo será finalizar o conteúdo online antes da segunda reunião transnacional, em Lisboa, em maio próximo. Nesse encontro, o grupo de trabalho irá preparar a próxima atividade do projeto – o teste da plataforma online – com voluntários dos quatro países envolvidos.

De acordo com a recomendação do Conselho da Europa sobre validação daquelas aprendizagens «(…) as organizações juvenis e outras das sociedade civil devem promover e facilitar a identificação e documentação das aprendizagens resultantes das atividades de voluntariado (…)».

O projeto EvaVol é uma iniciativa da Plataforma de Voluntariado de Espanha, em parceria com o Centro de Apoio ao Voluntariado da Lazio, de Itália, a Confederação Portuguesa do Voluntariado (cujo representante do CNE na sua direção participa neste projeto) e a Parceria para o Desenvolvimento Rural e Social da Comunidade de Meath e o Instituto de Tecnologia de Cork, da Irlanda.

A Lis online irá acompanhando este projeto EvaVol, que tem a duração de dois anos e é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Texto de: João Teixeira. Fotografia de: Organização PVE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.