«Quero que levem também um sentido de comunidade cada vez mais desperto»

Para o Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria, é importante que todos os escuteiros vivam com alegria e sejam construtores do amanhã.

Flor de Lis: Quais são as tuas expectativas a menos de 24 horas deste acampamento começar?

Ivo Faria: As expetativas que eu tenho são de termos o ACANAC mais espetacular de sempre do CNE, cheio de alegria, cheio de cor e com tantas crianças e jovens a vibrar de alegria e de emoção e de vontade de serem construtores do amanhã.

Flor de Lis: E como é que queres então que seja vivido este acampamento do centenário?

Ivo Faria: Em primeiro lugar, que os nossos jovens, as nossas crianças, sejam capazes de se dar uns aos outros e de com isso sentirem que levam aquilo que dão também. Só que em modos completamente diferentes uns dos outros e todos eles com um enriquecimento grande.

Flor de Lis: Exatamente e nesse enriquecimento, o que é que queres que os nossos Escuteiros levem deste ACANAC?

Ivo Faria: Quero que levem novos amigos, quero que levem também um sentido de comunidade cada vez mais desperto, mais alerta, e também que se preocupem com a sustentabilidade, com aquilo que faz com que as nossas comunidades, o nosso planeta, sejam espaços onde se vive, com mais justiça, com mais alegria e também numa noção cada vez mais de darmos e de nos darmos uns aos outros.

Flor de Lis: Para além disso que destacaste muito importante, o que é que destacas de diferente desta edição para as edições anteriores do ACANAC?

Ivo Faria: Este é o ACANAC que marca o nosso Centenário, temos um esforço muito grande no desenho das atividades, no desenho das ofertas e em conseguirmos dar aos nossos jovens o papel principal de construírem um ACANAC connosco. Esse foi um traço fundamental. O outro foi o de trazermos em tudo quanto é a nossa imagem gráfica também, uma imagem apelativa, bonita e alegre. E, finalmente, fazer com que a construção deste acampamento seja uma construção em que os participantes se sentem envolvidos, não só porque nos ajudaram a construir os conceitos, mas também porque se prepararam para vir cá com tantos jogos, tantas missões, tanta coisa que os fez também crescer e envolverem-se.

Flor de Lis: Uma mensagem para todos estes 18.500 participantes .

Ivo Faria: Pois eu quero que todos os nossos participantes quando pisarem a nossa aldeia de Ombú, sejam capazes de se sentir transportados para uma realidade diferente, para uma realidade em que eles de facto são empoderados para serem eles o principal motor deste desenvolvimento e que quando no nosso último dia estiverem a deixar a nossa aldeia e voltarem à sua aldeia de casa, estejam a ir para casa também com vontade de continuarem a construir, continuarem a contribuir para um mundo melhor e que vão felizes, contentes e com vontade de continuar a trabalhar, a acampar e a fazerem novos amigos.

Entrevista de Sandro Bernardo.

Transcrição de Ana Fonseca.

Fotografia Cláudio Noy.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade