Um grupo de escuteiros do Luxemburgo, em conjunto com uma representação do CNE, levou o RaYde 100 além-fronteiras.

Os escuteiros de ambos os países fizeram 40 quilómetros a pé, entre estrada e floresta, cumprindo as linhas e objetivos do RaYde 100 e transportaram a Luz da Paz de Belém.

A equipa representante do Rayde 100, juntamente com o agrupamento local, o Agrupamento de Escuteiros de Santo Afonso, integrou ainda a procissão de Nossa Senhora de Fátima em Wiltz, no norte do Luxemburgo. Ao todo, vinte mil peregrinos participaram na procissão.

No final, os escuteiros locais receberam do Chefe Nacional, Ivo Faria, um azulejo do Corpo Nacional de Escutas e a insígnia de Maria.

O RaYde 100 insere-se nas cerimónias comemorativas do centenário do caminheirismo e dá a possibilidade a todos os agrupamentos do CNE de participarem nesta grande atividade nacional, partindo do ponto mais alto de Portugal continental e “desaguando” em Aveiro, aquando do início do Rover 100, o acampamento nacional de Caminheiro/Companheiros/Aeronautas.

Texto de: Equipa RaYde 100. Fotografia de: Paula Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).