Reboot estreia documentário sobre desperdício alimentar

Decorreu no dia 16 de Julho, no Palácio Pimenta, em Lisboa, a estreia do novo documentário “Sustento: Realidade Insaciável”, produzido pela associação  Reboot.

Enquanto parceiro da ReBoot no projeto “our food our future”, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) esteve representado através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA), da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), para assistir ao documentário que fala sobre o desperdício alimentar, onde é abordada a origem dos nossos alimentos, o desperdício que existe nos vários elos da cadeia e sobre o que nós como consumidores e cidadãos podemos fazer para mudar o paradigma do desperdício alimentar.

Todos os anos, cerca de 1/3 dos alimentos produzidos vão diretamente para o lixo. Este desperdício acontece não só na fase produção, como também maioritariamente em nossas casas.  Foram mostrados dados chocantes sobre o desperdício alimentar e a quantidade de comida que é colocada, em bom estado, nos contentores do lixo por grandes superfícies alimentares. Algumas doam alimentos para a Refood, para serem encaminhados para famílias carenciadas, mas o desperdício é tanto, que nem esta instituição consegue dar vazão. No caixote do lixo conseguimos encontrar muitos pães e bolos, muita fruta, legumes, chocolate e até óleos e azeites. Há alimento suficiente para toda a gente, mas este encontra-se mal distribuído. Enquanto cidadãos conseguimos mudar esta realidade comprando apenas o que necessitamos, garantindo boas condições de conservação dos alimentos e fazendo pressão junto dos políticos e das empresas para que haja uma menor produção de alimentos e um aumento da qualidade destes, exigindo uma produção mais sustentável.

O DNA teve oportunidade de dinamizar algumas atividades do âmbito do seu projeto Escutismo.COME, alertando e demonstrando os impactes que as nossas escolhas alimentares têm no planeta e nas pessoas.

O projeto “Escutismo.COME” é desenvolvido pelo Departamento Nacional de Ambiente (DNA) e Departamento Nacional dos ODS (DNODS), em parceria com o IMVF (Instituto Marquês de Valle Flôr), como parte da campanha europeia “#GoEAThical – OurFood.OurFuture”: Campanha para a promoção do desenvolvimento mais justo, digno e sustentável”, cofinanciada pela Comissão Europeia e com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. I.P.

O objetivo é abordar o sistema alimentar e dar bases aos jovens para perceberem a ligação entre a nossa alimentação, o sistema alimentar e os seus impactes no que respeita os ecossistemas, alterações climáticas e migrações. Podes saber mais sobre este projeto aqui.

Texto e fotografia: Departamento Nacional de Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.