Reboot estreia documentário sobre desperdício alimentar

Decorreu no dia 16 de Julho, no Palácio Pimenta, em Lisboa, a estreia do novo documentário “Sustento: Realidade Insaciável”, produzido pela associação  Reboot.

Enquanto parceiro da ReBoot no projeto “our food our future”, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) esteve representado através do Departamento Nacional de Ambiente (DNA), da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS), para assistir ao documentário que fala sobre o desperdício alimentar, onde é abordada a origem dos nossos alimentos, o desperdício que existe nos vários elos da cadeia e sobre o que nós como consumidores e cidadãos podemos fazer para mudar o paradigma do desperdício alimentar.

Todos os anos, cerca de 1/3 dos alimentos produzidos vão diretamente para o lixo. Este desperdício acontece não só na fase produção, como também maioritariamente em nossas casas.  Foram mostrados dados chocantes sobre o desperdício alimentar e a quantidade de comida que é colocada, em bom estado, nos contentores do lixo por grandes superfícies alimentares. Algumas doam alimentos para a Refood, para serem encaminhados para famílias carenciadas, mas o desperdício é tanto, que nem esta instituição consegue dar vazão. No caixote do lixo conseguimos encontrar muitos pães e bolos, muita fruta, legumes, chocolate e até óleos e azeites. Há alimento suficiente para toda a gente, mas este encontra-se mal distribuído. Enquanto cidadãos conseguimos mudar esta realidade comprando apenas o que necessitamos, garantindo boas condições de conservação dos alimentos e fazendo pressão junto dos políticos e das empresas para que haja uma menor produção de alimentos e um aumento da qualidade destes, exigindo uma produção mais sustentável.

O DNA teve oportunidade de dinamizar algumas atividades do âmbito do seu projeto Escutismo.COME, alertando e demonstrando os impactes que as nossas escolhas alimentares têm no planeta e nas pessoas.

O projeto “Escutismo.COME” é desenvolvido pelo Departamento Nacional de Ambiente (DNA) e Departamento Nacional dos ODS (DNODS), em parceria com o IMVF (Instituto Marquês de Valle Flôr), como parte da campanha europeia “#GoEAThical – OurFood.OurFuture”: Campanha para a promoção do desenvolvimento mais justo, digno e sustentável”, cofinanciada pela Comissão Europeia e com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. I.P.

O objetivo é abordar o sistema alimentar e dar bases aos jovens para perceberem a ligação entre a nossa alimentação, o sistema alimentar e os seus impactes no que respeita os ecossistemas, alterações climáticas e migrações. Podes saber mais sobre este projeto aqui.

Texto e fotografia: Departamento Nacional de Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).